Feriado de Carnaval é sinônimo de folia? Não para os 15 jovens do Regional Sul que se reuniram no Centro Tabor em Itaara para o Encontro Regional de Líderes. Com muita disposição e vontade de aprender os jovens das cidades de Santa Maria, Frederico Westphalen, Santo Ângelo e Quevedos receberam formação e decidiram os rumos do Jumas no Rio Grande do Sul. Além deles estavam presentes o Sr. Manfred Worlitschek, assessor Regional, e os Srs. Benedicto Felix e Edinho, assessores de Santo Ângelo.

Na sexta à noite os jovens foram recebidos no Centro Tabor, onde se encontra também o Santuário Puer et Pater, para dar início ao Encontro. Após a janta, os jovens rumaram ao Santuário, onde foi feita uma Adoração ao Santíssimo em que o Capital de Graças foi o tema principal. Assim, todos os jovens decidiram se entregar a Cristo e a Maria com Filialidade Heroica durante todo o encontro.

Os trabalhos e palestras começaram no sábado, com os temas da Introdução ao Movimento e ao Jumas, o papel do Líder e o Grupo de Vida. Assim os jovens aprenderam mais sobre Schoenstatt e o seu papel no mundo e na Igreja. Além disso, em todos os momentos foi destacado a importância do Líder nos dias de hoje, onde temos que ser Protagonistas perante uma sociedade cada vez mais massificada e distante de Deus. Também vale destacar a presença dos 5 postulantes ao Padres de Schoenstatt, David, Filipe, Rafael Flausino, José Rafael e Gabriel Oberle, que na companhia do Pe. Clodoaldo, Dirigente do Movimento no Regional Sul e Chefe do Postulantado, enriqueceram muito o encontro.

A noite os jovens desceram a serra, e foram a Santa Maria celebrar a Missa da Aliança junto à Família de Schoenstatt. O papel de liderança dos jovens foi mais uma vez colocado em prova, visto que a organização da Missa foi de responsabilidade do Jumas, que com muita alegria puderam mostrar um pouco do seu entusiasmo por Schoenstatt.

No Domingo, o tema proposto foi os Pioneiros. Após dinâmicas de trabalho em grupo, foram discutidas as várias experiências com Pioneiros ou Escudeiros, como são chamados em Santo Ângelo, e todos puderam aprender um pouco mais com essa partilha. Após o almoço foram tratados os assuntos do Regional, como as Missões, JMJ, Fórum e todas as demais atividades. No encerramento houve também um momento de partilha, e a Consgração dos Cavaleiros de Santo Ângelo, seguindo a mística local. Do Santuário Puer et Pater os jovens foram enviados de volta às suas casas alegres por verem o Regional cada vez mais integrado e unidos pelo mesmo ideal: Vinculados por Maria, Fogo do Cristo Tabor!

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.