Você deve estar se perguntando sobre o que esse artigo fala, não é mesmo? Esse título é uma frase que marcou um testemunho que a Juventude Masculina de Schoenstatt do Regional Sul teve durante a sua Escola de Líderes de 25/02 a 01/03, durante todo o feriado de Carnaval, no Santuário Puer et Pater em Itaara-RS. 18 jovens representando as cidades de Santa Maria, Frederico Westphalen, Porto Alegre e Seberi, além dos assessores e noviços dos que acompanharam, se reuniram para aprender um pouco mais sobre os Meios Ascéticos de Schoenstatt.

Durante todos os dias os jovens falaram sobre Ideal Pessoal (IP), Exame Particular (EP), Horário Espiritual (HE) e Direção Espiritual (DE). Logo no início do encontro o Padre Clodoaldo Kamimura introduziu o pensamento do Fundador sobre o tema, salientando que os meios ascéticos são instrumentos para manter um equilíbrio na vida. Ele durante todos os dias do encontro foi trazendo textos do Padre Kentenich sobre todos os meios, assim explicando melhor cada um deles para os líderes. Em dois momentos o Irmão Ernesto esteve conversando com os jovens e trouxe que para viver plenamente os meios ascéticos devemos começar pelo microcosmo, através da nossa autoeducação. A Juventude ainda esteve visitando a Riachuelo, mas não puderam experimentar o pudim de leite.

Durante uma sessão de terapia, os líderes receberam uma visita especial, o casal Daniel e Elisandra Piccinin, após darem oi, eles puderam contar para os jovens sua experiencia de vida, desde a infância até a vocação matrimonial na União de Famílias, durante o seu testemunho a Elisandra falou para os jovens sobre a importância desse encontro e das ações na juventude, pois “Jovens Recalcados, Adultos Mal Resolvidos”, neste momento ela foi aplaudida pelos líderes.

Os últimos momentos da Escola de Líderes foram marcados pela descoberta de um Ideal Regional, a dinâmica que foi conduzida pelo Padre Rafael Flausino despertou um sentimento muito bonito entre os jovens. Durante o processo a juventude trabalhou que o regional sul precisa de protagonismo, precisa renascer e expandir através de vínculos e de vida, eles queriam ainda trazer Cristo e o Tabor presentes em seu lema, e após a ação o Espírito Santo nasceu o Ideal do Regional Sul do Jumas.

“Corações Heroicos, Impulsos de Vida”

“Por meio de vínculos verdadeiros com a Pai e Fundador, queremos enobrecer os nossos corações para sermos protagonistas heroicos que geram impulsos da verdadeira vida em Cristo”. Este lema gerou um propósito para o Horário Espiritual de cada jovem, todos irão renovar este ideal regional ao acordar.

Durante os dias da Escola de Lideres os regionais preparavam momentos de oração, Vicência, dinâmica, missa e brincadeiras, para gerar vida entre o Regional Sul.

Sobre o Autor