Projeto que vem sido desenvolvido desde novembro de 2011, nesse mês de janeiro a Missão Cristo Tabor (MCT) – primeira missão nacional do Jumas – aconteceu simultaneamente nos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. No espírito dos

  Cruzes Negras e do 20 de janeiro, e impulsionados pela frase de José Engling “O mundo todo é nosso campo                    de batalha”, essas missões significaram um importante passo do Jumas rumo a 2014, como Geração   Missionária.

São Roque- SP

Como na Paróquia a Campanha da Mãe Peregrina ainda não estava presente, muitas pessoas quiseram   começar a receber a Imagem da Mãe em suas casas. As missões trouxeram muita vida para as comunidades visitadas, e as igrejas se encheram em todas as missas. Da mesma forma, a Noite Jovem foi um momento excelente de integração e oração com os jovens da cidade. É ainda imNo Regional Sudeste, 60 missionários chegaram à cidade de São Roque/SP pela primeira vez. Vindos dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Alagoas, os missionários saíram pelas ruas da Paróquia São João Batista e da comunidade Sagrado Coração de Jesus e foram muito bem acolhidos pelos moradores. Como ato concreto, os missionários ajudaram nos afazeres da Comunidade de vida Lar Mãe da Providência, que abriga ex-moradores de rua.

portante frisar que essas missões foram a constatação da recente renovação do Regional, uma vez que muitos rapazes novos participaram da missão, além da inserção do Regional Nordeste na corrente missionário.

Jacarezinho-PR

Cerca de 70 missionários do Regional Paraná desembarcaram em Jacarezinho para a Missão Cristo Tabor. Como ato concreto, a cruz situada na praça em frente à paróquia São José Operário foi pintada como “cruz negra”. Além disso, os missionários fizeram um mutirão para recolher materiais que pudessem servir de criadouro para o mosquito da dengue como latas, garrafas, plásticos e até pneus velhos. A iniciativa procurou responder uma realidade da cidade, que sofreu com muitos casos confirmados

 de dengue em 2011.

Diferente dos outros regionais, a missão em Jacarezinho aconteceu pela segunda vez e isso contribuiu bastante para a participação da população nas atividades, terços, missas e também na noite jovem, a receptividade nas casas também era grande e isso motivou bastante os missionários durante a MCT.  Muito especial também foi à oportunidade, que dificilmente irá se repetir, de visitar uma cidade com um Santuário: o “Tabor- fundamento de Schoenstatt no Brasil”.

Quevedos- RS

Os 11 missionários do Regional Sul chegaram na cidade de Quevedos para a sua primeira Missão como regional. Lá encontraram um povo acolhedor e que a cada dia sentia mais a presença da Mãe de Deus na cidade. Segundo o Pe. Rodrigo Cabrera “a Paróquia N. Sra. dos Remédios recebeu a Missão Cristo Tabor como um verdadeiro presente de Deus e de nossa querida MTA”,  afirmou o sacerdote que é membro do Instituto dos Padres Diocesanos de Schoenstatt.

Todas atividades realizadas pelos missionários contaram com grande participação das pessoas, que a cada dia se sentiam mais motivadas a participar da vida em comunidade. Com o Ato Solidário os missionários reformaram o altar da Paróquia e fixaram a placa na entrada da igreja. Houve também um Terço dos Homens, proposto pela Comunidade Quevedos, para incentivar a participação masculina na Igreja, e que contou com bom número de participantes. Como fruto da Missão, quatro jovens irão participar do Encontro Regional de Líderes para formar um grupo de Jumas na cidade. Assim os missionários voltaram para casa sentindo a atuação da Mãe no coração de cada um deles e das pessoas encontradas.

Depois desse breve relato, confirmamos mais uma vez a afirmação de Palloti, repetida tantas vezes pelo nosso Pai Fundador e gritada em todos os envios: “Ela é a grande missionária, ela realizará milagres!”. Que nossa querida MTA continue atraindo muitos corações para o Cristo Tabor, a partir dessa Geração Missionária!

   

Paraná

Sul: primeiros missionários!


Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.