“Com Maria e os Mártires, discípulos-missionários de Cristo!”

Motivados pela beatificação dos Mártires do RS, Pe Manuel e Coroinha Adílio, que acontecerá no dia 21 de outubro de 2007 em Frederico Westphalen, escolhemos o lema da IV Romaria ao Santuário Tabor Porta do Céu: “Com Maria e os Mártires, Discípulos-Missionários de Cristo”.

Assim como em todas as paróquias e capelas da diocese, também em nosso Santuário foram erguidas as duas cruzes e plantada a palma lembrando os mártires. Unimos este gesto à festa do 4º ano de Consagração do Santuário, preparando com um tríduo. No primeiro dia, 18/09, realizou-se a bênção do local após a celebração de renovação da Aliança. No segundo dia, 27/09, foram montadas as cruzes que têm o tamanho de 3mx2m – lembrando o Padre Manuel – e 2mx1m – o coroinha Adílio.

Aproximando-se o dia 30, rezávamos para que o tempo fosse favorável.

Até a quinta-feira o tempo estava chuvoso, mas não abalou nossa confiança. Toda a Família de Schoenstatt de Frederico Westphalen e das paróquias vizinhas empenhou-se preparando este dia festivo para a Mãe de Deus. Certamente ela teve alegria em ver seus filhos assim unidos e, abrindo a “Porta do Céu”, presenteou-nos um dia maravilhoso, com um sol radiante.

Às 9h e 30min iniciamos a procissão percorrendo um caminho de aproximadamente 2Km. Com amor, os peregrinos carregaram a imagem da MTA adornada com lírios e orquídeas. À frente da procissão dois jovens, da juventude masculina, representavam os mártires levando em suas mãos a palma, símbolo do martírio. Outros dois levavam o estandarte com o símbolo dos beatos. Ao lado da imagem da Mãe e Rainha seguiam as bandeiras dos ramos.

Próximo ao Santuário os peregrinos foram acolhidos com fogos e o toque festivo do sino. Algumas Apóstolas de Maria formaram um cortejo de anjos na rampa em frente ao Santuário acolhiam a Mãe que chegava com seus filhos na “Porta do Céu”. O grupo de cantos entoou o festivo hino do Santuário: “Porta do céu, onde é bom estar, em ti eu me abrigo e me deixo transformar. Porta do Céu, na Aliança de Amor, por ti quero viver, também morrer, ó meu Tabor!”

Pe Leonir Fainello. Pároco da Catedral, presidiu a celebração e Pe Ottomar Schneider. concelebrou.

No final da celebração todos se dirigiram ao local preparado para erguer as cruzes dos mártires e plantar a palma. A cruz maior foi erguida pelas famílias e a menor pelos coroinhas que receberão agora um beato como patrono. Adílio será o primeiro coroinha beato no mundo.

Celebrando este dia a família de Schoenstatt confraternizou com um almoço no salão comunitário da capela do Bairro Nª Sra Aparecida – o mais próximo do Santuário. Outros peregrinos permaneceram junto ao Santuário para a programação que seguiria à tarde.

Como o sol estava muito quente, improvisamos um palco e levamos as cadeiras para a sombra das árvores no mato atrás do Santuário. Neste paraíso criado por Deus vivemos um momento familiar de oração e alegria. A Liga das Famílias e a Juventude Feminina, da Paróquia de Rodeio Bonito, preparou uma linda vivência mariana com orações, cânticos e encenações. Juntos louvamos nossa Mãe e Rainha que se revela em seu Tabor como Porta do Céu. Após esta vivência tivemos um momento de adoração e a bênção do Santíssimo.

Aos poucos os peregrinos foram descendo a bela Colina de Maria onde está o Santuário “Tabor Porta do Céu”. O sol se punha no horizonte quando os últimos peregrinos ainda fizeram mais uma visita à Mãe em seu dia de festa.

Agora, nossa próxima peregrinação será dia 21 de outubro.

Nos encontraremos no Parque “Mons Vitor Batistella” onde se realizará a beatificação dos mártires. Como eles, na escola de Maria, sejamos discípulos-missionários de Cristo.

Fonte TaborMta

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.