Nos dias 26 e 27/11, o JUMAS Curitiba esteve reunido no Santuário Tabor Magnificat para a realização de um acampamento, cujo objetivo era a expansão dos nossos grupos, com rapazes novos e determinados a escreverem sua história aqui, com bastante força, fé e determinação.

A saída foi no sábado, às 14h30, na nossa Paróquia São João Batista, e foi bastante gratificante ao vermos que havia 10 meninos novos para este retiro, coisas boas estavam por vir! Às 15h30 foi dado início ao encontro com a oração no Santuário, e após foram realizadas atividades de apresentação dos integrantes, formação sobre o tema “Homem Velho” e recreação (Futebol). Às 19h foi servido o café e às 20h10 iniciou-se a formação, cujo tema era “Homem Novo”. Às 21h todos jantaram para logo mais às 23h todos poderem usufruir da Vivência, sendo esta relacionada com os dois temas citados nas formações, assim como também as 3 graças do Santuário: Abrigo, Transformação e Envio.

A vivência foi preparada por Alex Souza, João Paulo e Renan Gallotti. E então, esta consistia em alguns atos importantes:

1º Ato: Todos os jovens novos foram vendados (nos olhos e na boca), e conduzidos até os jardins em frente ao Santuário (em silêncio absoluto). E então, estes deveriam andar por ali e procurar alguma coisa no chão (enquanto tocava-se sons ligados à suspense, tensão, risadas e uns gritos assustadores ao fundo). Passada esta parte, um de cada vez era chamado a entrar no Santuário, sendo que tal ação implicava mostrar o que realmente cada um deveria encontrar: Jesus Cristo, que sempre guia nossas vidas, assim, não possibilitando que nos percamos, em diversos momentos, no caminho escuro e marcado de adversidades.

2º Ato: Dentro do Santuário, foi-se criando um clima de muita tranquilidade e paz, com algumas músicas e também a seriedade após o 1º momento. Muitos dos jovens partilharam que a sensação mais sentida lá fora, foi medo, insegurança, emoção e fragilidade. E então, alguns abriram o seu coração, sobre os fortes sentimentos, de lembranças do passado ou então a volta definitiva para os braços de Deus. Após isso, Alex falou um pouco sobre o Evangelho dominical, passou a devida força e motivação a todos, leu a passagem bíblicaem que Jesusestava com Maria Madalena, sendo que tal leitura estava propícia ao tema que foi discutido até o presente momento nas formações.

3º Ato: Houve a partilha em que todos falavam em como melhorar a sua conduta de Homens Novos, assim como, as experiências no JUMAS e ao longo da sua vida profissional, pessoal e espiritual. Quais os planos de Deus em suas vidas, etc.

4º Ato: Momento de Adoração no Sacrário. Enquanto tocavam-se músicas próprias, todos foram divididos em duplas para terem o seu momento com Jesus, entregando as suas vidas, as dificuldades, planos, objetivos e sacrifícios. Foi muito maravilhoso este momento, pois além de cada um de rezar para si mesmo, deveria rezar pelo seu companheiro ao lado.

5º Ato: Oração final com todos reunidos (abraçados, como sinal de vinculação e fortaleza), cantando-se a consagração e todos foram dormir, porque era apenas o primeiro dia de acampamento.

No domingo pela manhã, às 9h todos se dirigiram ao Santuário para fazer a oração da manhã, sendo agradecido principalmente pela vivência da noite, cuja surtiu em grandes e consideráveis efeitos, pois se sentiu muito forte a presença de Deus neste lugar que “Aqui é bom estar”. Às 9h30 foi servido o Café e após dado início às formações destinadas a este horário, cujos temas eram: “Auto-Educação” e “Maria, Mãe Educadora”. O almoço foi servido ao meio-dia e às 14h começaram as gincanas, com algumas brincadeiras para divertir o pessoal. Às 16h30 começou-se a organizar as coisas para irmos embora. Foi feita a última oração no Santuário, para agradecer este retiro e o sim recebido de cada um para que tal evento acontecesse da melhor maneira possível.

Às 18h, para encerrarmos muito bem o nosso acampamento, todos chegaram à nossa Paróquia. Lá, a Dona Terezinha (catequista e avó do Renan) deu aos meninos novos uma pequena palestra, sobre Jesus, em que era colocada a seguinte questão: “Qual é a imagem de Cristo?”, e foi marcante, pois todos olhavam seus próprios rostos em um espelho, ou seja, nós temos de ser semelhantes a Cristo em nossas atitudes, chegando assim ao status de Homem Novo e puros de coração. Ao final, agradecemos a todos pela participação, tivemos um envio com a nossa peregrina de grupo, aos gritos de “Vinculados por Maria, Fogo do Cristo Tabor”, uma pequena lembrança aos bravos e novos guerreiros e a Santa Missa das 19h.

Mais uma vez provamos que estamos fortes e seguiremos rumo às vitórias! Obrigado Senhor Deus e querida MTA por sermos fiéis e guerreiros em nunca desistir dos nossos objetivos. Que consigamos tocar o coração de mais jovens ao longo da nossa jornada, as Missões estão chegando! Jacarezinho, aí vamos nós em Janeiro! Com toda a força! “Hasta que el Mundo arda por El!”

“Quem tem uma missão há de ser fiel e cumpri-la, ainda que um salto mortal siga o outro!” (Padre José Kentenich)

Por: Alex Souza

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.