“Enraizados e Edificados em Cristo, Firmes na Fé” é com esse espírito que a diocese de Guaxupé agrupou os representantes de vários movimentos e pastorais. Para discutir o maior evento católico do Planeta que acontecerá na segunda quinzena de agosto e também projetos futuros da Diocese no segundo semestre.

No último domingo, 19 de junho, aproximadamente 150 Líderes e dirigentes de grupos juvenis reuniram-se para o Encontro de coordenadores de Jovens, também sendo a Jornada Diocesana da Juventude. O Movimento Apostólico de Schoenstatt foi representado por oito jovens sendo quatro da Juventude Feminina e quatro da Juventude Masculina.

Nossa juventude contribuiu para o encontro começando pela oração da manhã que teve a “Lectio Divina, http://jumas.me/1Kg,” uma leitura orante da passagem bíblica da carta aos Colossenses 2,7: “Arraigados e fundados nele, apoiados na fé”, Tema da JMJ2011. E assim para tornar o Propósito Simbólico e memorável, que será o ato concreto a partir da passagem, as pessoas amarraram pedaços de fitilhos em uma muda de árvore, sendo que a árvore representa Cristo e nós queremos estar cada vez mais prendidos a ele.

Depois abriu um espaço ao testemunho de uma pessoa que já participou de uma JMJ, inclusive muito saudosa na juventude e que muitos conhecem, é a Camila, integrante da JUFEM de Poços de caldas do grupo “VER SACRUM” que participou da JMJ de 2005 na cidade de Colônia, Alemanha, que fica a 80 km de Schoenstatt. Seu testemunho ajudou a salientar o Fogo pela Jornada em Todos, os que vão ficaram ainda mais ansiosos e os que não vão já estavam pensando na próxima que pode ocorrer no Brasil.

Ela comentou que “Não é uma simples viagem a um País e sim uma eleição”, baseado em sua história quando aproximadamente 15 meninas trabalharam para mandar uma representante. E também contou que Espíritos a pessoa leva na bagagem, que são Alegria, Sacrifício e Oração.

Assim como o Primeiro dia de Jornada o foco principal é a catequese, Nós tivemos uma com o irmão César da comunidade Sagrado Coração da Diocese de Campanha. Ele explicou um pouco do contexto histórico da Carta aos Colossenses. Questionou muito em relação “quais são as nossas raízes?” e “Se temos alguma experiência Profunda com Cristo, se estamos aprendendo com Jesus?”

O Irmão frisou muito no ponto de que devemos ser “PROTAGONISTAS” da nossa História e que não devemos ficar procurando “Curas” e sim, perguntar “Por que Jesus Cura?”. E devemos nos sentir Edificados em Cristo, pois assim como um barco busca um porto seguro, pode vir a mais forte tempestade, lá ele não afundará, apenas balançará.

Contudo depois do almoço tivemos a apresentação do registro do DNJ 2010 que foi feito pelo Ministério Jovem da RCC da diocese de Guaxupé e aproveitando o gancho anunciaram que o DNJ desse ano será municipal, pois os grupos sentiram que havia necessidade de criar uma vinculação na cidade.

Terminando o dia teve uma caminhada ate a Catedral de Guaxupé com dois símbolos representando a Cruz e o ícone, imagem de Maria. Chegando lá acompanhamos, uma Celebração Presidida pelo Bispo Dom José Lanza que no final fez um envio de 40 Jovens que daqui a dois meses estarão viajando rumo a Madri, Espanha, sendo um deles Aline Maimoni, Vice-Líder de Ramo da Jufem de Poços de Caldas que será uma das representantes da cidade na Jornada. Segundo ela, esse encontro serviu para aumentar ainda mais a vontade de estar reunidos com Jovens do mundo inteiro.

Rezemos pela JMJ2011 e principalmente por nossa juventude que irá representar-nos.

Otávio Henrique


Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.