No dia 18 de junho aconteceu a entrega de símbolos de um grupo de Pioneiros de Schoenstatt no Santuário Sião do Jaraguá. Um momento de união da Juventude Masculina em torno dos seus “filhos menores” que são o futuro garantido do Ramo.

Dia da Aliança, dia de renovação e entrega

O dia 18 de junho foi um dia marcante para a Juventude Masculina e os Pioneiros de Jaraguá, não só pelo dia da Aliança, onde toda a Família renova seu compromisso com a MTA, mas, 15 Pioneiros e 2 encarregados de grupo receberam o lenço dos Pioneiros que marca a vida de cada jovem, com compromisso e responsabilidade de levar consigo um pedaço do manto de Maria.

A preparação para esse rito foi longa e podia se perceber a ansiedade nos rostos de cada menino que recebeu o lenço. Eles fizeram uma vigília no dia anterior como parte da preparação para a celebração, incluindo também uma “Prova de Fogo”, que se trata de uma prova de coragem que o Pioneiro passa, onde os encarregados fazem perguntas sobre os Pioneiros.

Presença da Juventude e da Família

A presença da Juventude Masculina, de outros Pioneiros e de vários integrantes da Família de Schoenstatt lotou a tenda ao lado do Santuário e a missa foi um momento de muita alegria e confraternização entre todos.

Alguns Pioneiros de Caieiras e São Bernardo do Campo, cidades próximas à São Paulo também receberam seus símbolos, fazendo com que acontece um pequeno encontro da Juventude Regional em torno dos seus “filhos menores” que são o futuro garantido do Ramo e da Família de Schoenstatt.

A entrega dos símbolos foi feita pelo seminarista dos Padres de Schoenstatt Matheus Bernardes que a partir de Agosto deste ano passará a ser o novo Assessor da Juventude em São Paulo. O atual Assessor, Pe. Clodoaldo Kamimura, foi um dos celebrantes da santa missa, junto com o Assessor no Paraná, Pe. Vandemir, que é um padre que se dedica bastante aos Pioneiros, na formação de encarregados.

O Assessor, Pe. Clodoaldo fez algumas perguntas aos Pioneiros, para saber se eles estavam preparados e dispostos ao compromisso de levar Maria através do lenço e também pediu a outros Pioneiros que mostrassem como se deve dobrar o lenço, salientando também a importância de se cuidar e de guardar esse símbolo num lugar de honra em suas casas. O Assessor destacou a presença dos pais, já que eles também precisam assumir junto com seus filhos esse compromisso de ser um “filho predileto” de nossa Mãe.

Trabalhando para o futuro

O trabalho com os Pioneiros sempre deu muitos frutos na Juventude Masculina. É um trabalho árduo e que exige dedicação e empenho dos encarregados. Porém, é gratificante investir no futuro do Movimento, na formação de cidadãos melhores e que tenham princípios fortes e ancorados em Maria, como Mãe e Educadora.

Investir nesse trabalho é muito importante, para o hoje e principalmente para o amanhã, dentro e fora da Igreja.

Fotos!

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.