Estas emoções foram escritas pelos peregrinos do JUMAS BRASIL Filipe de Freitas Araújo e Gabriel Oberle no dia 17 de agosto.

Para encerrar o Unanimiter, houve uma entrevista com o cardeal Javier Errázuriz, dos Padres de Schoenstatt do Chile, que reforçou a importância da juventude em Schoenstatt. Depois, houve a conclusão do encontro, que se resumiu em pontos como a Geração Missionária, a União da Família de Schoenstatt, Schoenstatt para o mundo e para a Igreja. Por fim, o ato de encerramento nos colocou novamente em espírito de Cenáculo, de Unanimiter (unidos em uma só alma).

Resumidamente, o Unanimiter foi um encontro a ficar na história da Juventude Masculina Mundial, fazendo-nos reviver dia-a-dia os quatro pilares da Geração Missionária. Os projetos de cada país, apresentados no decorrer do encontro, foram verdadeiros exemplos do Protagonismo da nossa juventude, como a caminhada de apoio ao Papa em Portugal, e a missa do bicentenário do Paraguai; os vários testemunhos e entrevistas com os cabeças do Movimento foram bastante motivadores para a Cultura da Aliança; o ardor missionário e o espírito de Pentecostes inflamaram o Fogo da Missão; e, claro, a Unidade Internacional foi vivida a cada missa, nos corredores do colégio, nos banhos (gelaaados!) comunitários, atingindo seu ápice no Festival da Aliança.

O Festival começou às 19h no Santuário de Pozuelo, reunindo toda a Juventude Masculina e Feminina, com o apoio da Família de Schoenstatt local. Com feiras, comidas e danças típicas da Espanha, apresentações culturais dos países e outras coisas, o Festival foi um grande momento de integração e festa schoenstatteana.

A Juventude da Espanha ainda preparou um musical chamado “Maria, nosso caminho”, que apresentou as diversas passagens bíblicas em que Maria aparece, ligando-as com os elementos do Santuário (por exemplo, crucifixão e Cruz da Unidade).

Ao fim do teatro, tivemos um momento de adoração e então, uma missa que virou do dia 17 para o dia 18. Em frente ao Santuário, renovamos nossa Aliança de Amor com toda a Juventude de Schoenstatt Internacional. De madrugada, encerrando o dia, peregrinamos à pé do Santuário para o nosso alojamento.

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.