Prezada Juventude,

Neste ano, a Família Internacional de Schoenstatt tem a alegria de celebrar dois grandes jubileus: os 50 Anos do Retorno de nosso Fundador ao Lar Eterno (+ 15/09/1968) e o Centenário do Sacrifício de Engling (+ 04/10/1918). E estamos a apenas poucos meses dessas duas festas.

Sobre a importância de recordarmos a Páscoa destes dois grandes homens e de, por meio dessa memória, nos vincularmos a eles, já tivemos a oportunidade de ler noutro lugar (aqui e aqui).

Neste momento, o que realmente importa é chamar a atenção para este tempo de graças e para a forma como temos nos preparado para essas comemorações. E talvez, nessa reflexão, percebamos uma certa ausência de Engling de nossas atenções.

Felizmente, muitas são as iniciativas em torno do “Ano do Padre Kentenich” no Brasil Tabor; porém, não tão numerosas assim se mostram as atividades por ocasião do concomitante “Ano de José Engling”. Pode ser que isso se explique pela própria dificuldade de já tentar despertar a proximidade a uma pessoa (no caso, ao Pe. Kentenich), quem dirá a duas…

No entanto, não devemos nos esquecer de como o amar orgânico é integrador: assim como temos a certeza de que a proximidade à Maria nos conduz a Cristo, também podemos ter a certeza de que a vinculação a Engling nos aproximará do Fundador. Afinal, não foi ele o “Documento de Fundação vivido”? Aquele que primeiro entendeu e se vinculou profundamente aos três pontos de contato de Schoenstatt (PJK, MTA e Santuário)? O primeiro a reconhecer no Pe. Kentenich um pai?

De fato, podemos estar certos de crescermos na vinculação ao Fundador à medida em que caminharmos com Engling na entrega filial e heroica de tudo, até da própria vida, ao Capital de Graças.

E, unindo-se ao desejo de contribuir para a edificação espiritual do futuro Santuário Filial da Arquidiocese de Maringá/PR e como forma de celebrar seus 20 anos de fundação, a Juventude Masculina dessa cidade deu início à conquista da Pira de Engling – sim, a Pira virá antes do Santuário.

Nesse processo, surgiu a ideia de realizar uma Fackellauf (corrida da tocha) entre o Santuário Esmagadora da Serpente, de Londrina, e a Ermida da MTA de Maringá, não só para a conquista desse símbolo especial para a Juventude Masculina, como também para celebrarmos o Centenário daquele a quem a Pira representa: José Engling. Por isso, entre os dias 28 e 30 de setembro deste ano, o Jumas Brasil tornará essa ideia em ato.

Da mesma forma, diante do anseio dos demais Ramos da Família de Schoenstatt em igualmente celebrar esse Jubileu de forma especial, também serão realizadas em Maringá atividades, durante o período da Fackellauf, aberta a todos os que queiram estar, junto com a Família de Schoenstatt de Maringá, na benção da Pira de Engling do futuro Santuário Filial do Brasil.

Por isso, neste tempo que ainda nos resta até os jubileus – que, por certo, não são pontos de chegada, mas, sim, de partida na contínua missão do resgate do organismo de vinculações –, procuremos nos aproximar também deste que proclamamos nosso Irmão Maior, rezando por sua canonização (v. oração abaixo), conhecendo mais de sua vida, etc..

De modo especial, convidamos a todos para colaborarem com a iniciativa “Monumento de Engling, sinal de sua proximidade“, respondendo a este pequeno questionário (aqui), cujas respostas serão enviadas ao Vaticano, como forma de auxiliar em seu processo de beatificação.

Como irmãos na Aliança e a exemplo de Engling, sejamos filhos heroicos e protagonistas nestas celebrações jubilares, incendiando o mundo com nosso carisma: a formação de vínculos autênticos e profundos!

– Equipe Fackellauf Brasil

Sobre o Autor