Mesmo que já tenha passado um pouco mais de um mês da Tomada da Túnica de nossos noviços no Paraguai, nunca está demais reportar o fato e mandar algumas fotos para o site do JUMAS, especialmente para que acompanhemos nossos irmãos neste passo dentro da Comunidade dos Padres de Schoenstatt.

Acompanhados por familiares, amigos e uma grande comitiva do JUMAS-Atibaia, JUMAS-Caieiras, JUMAS-São Paulo (Jaraguá) e JUMAS-São Bernardo do Campo, que antes de participar da celebração em Tupãrendá, participaram de um encontro do JUMAS internacional, nossos irmãos Ailton (SBC), Edson (Atibaia), Júlio (Atibaia) e Tito (Caieiras) receberam junto com seus irmãos de curso da Argentina, Chile, México, Paraguai e Portugal a Túnica de Sião, no dia 08 de julho passado (dia dos 50 anos da Aliança de Amor do primeiro grupo do JUMAS no Brasil).

A Tomada da Túnica de Sião é o começo oficial e solene do Noviciado Ibero-americano dos Padres de Schoenstatt. A Túnica é um símbolo do seguimento ao Senhor: sua cor branca é símbolo de sua consagração indivisa ao Reino de Deus a exemplo do Senhor; sua simplicidade simboliza a pobreza evangélica que nossos irmãos querem assumir; e o cíngulo expressa a obediência e disponibilidade de servir tanto a Igreja como a Família de Schoenstatt aonde o Senhor quiser.

A cerimônia foi celebrada pelo Pe. Antonio Bracht, superior dos Padres de Schoenstatt no Brasil, e co-celebrada pelos Pes. Mariano Irureta, superior dos Padres de Schoenstatt no Chile, e Juan Pablo Catoggio, superior dos Padres de Schoenstatt na Argentina e Paraguai, além claro de vários outros Padres da Comunidade, entre eles o Pe. Clodoaldo Kamimura, quem pôde acompanhar o discernimento vocacional de nossos irmãos. O cálice principal da celebração foi o mesmo que será presenteado pelo Regional Sudeste ao JUMAS-Brasil na próxima celebração dos nossos 50 anos, em Londrina.

Seguir ao Senhor é uma grande graça, no entanto é necessário muita oração para que nossos irmãos avancem na sua caminhada. Rezemos pelo Aílton, pelo Edson, pelo Júlio e pelo Tito para que a exemplo do Pe. José Kentenich sejam instrumentos do Senhor e de sua Mãe para a construção da Igreja e de Schoenstatt em nosso tempo.

Também rezemos para que de nossas filas muitos outros se decidam por seguir ao Senhor! Ser como ele entregado, pobre e obediente para que assim sua missão se expanda mais e mais em nosso mundo.

Por falar em missão…
Como já se mencionou, a comitiva do JUMAS-Brasil que acompanhou nossos irmãos na sua Tomada de Túnica, puderam participar de um encontro do JUMAS sul-americano. Além dos brasileiros, havia irmãos do JUMAS da Argentina, Paraguai, Uruguai e alguns poucos representantes do México.

O tema principal foi a missão do JUMAS hoje em nossa sociedade sul-americana. A primeira motivação foi feita por um paraguaio que começou a contar suas experiências no campo da política, mas que em seguida mudou sua perspectiva mostrando como a situação latino-americana é um desafio para a Juventude Masculina de Schoenstatt. Após a apresentação de um projeto de missão internacional, os distintos membros do JUMAS puderam compartilhar suas distintas experiências e atividades no campo apostólico: missões, retiros, projetos sociais, etc.
Há muita vida em nosso ramo! Inclusive a pergunta que foi feita lá no Paraguai nos chega hoje… estamos em ano de eleição, estamos em um ano decisivo para o nosso Brasil. O que o JUMAS tem a dizer a essa situação? Estamos celebrando 50 anos da nossa fundação… será isso somente uma coincidência ou uma deusdência?

Hoje mais que nunca, o Brasil e o mundo precisam do Homem Novo, com o qual sonhou nosso Pai e Fundador. Hoje mais que nunca a sociedade precisa de jovens que assumam seus ideais e ardam pela missão do Senhor Jesus e de sua Mãe Maria, nossa Aliada. Que nossos Santuários sejam a Oficina do Homem Novo!

Fotos!

]]>

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.