Nos dias 25 e 26 de Agosto, os Pioneiros da MTA vivenciaram seu VII AcamPio, com muita alegria, entrega, conquista e união, consagrados e vinculados à nossa Mãezinha! Por volta das 08:30 da manhã no sábado dia 25 de agosto, os Pioneiros e Aliados com o seu dirigente Keylon Tavares e uma mãe voluntária, partiram da Paróquia São João Batista em direção à Chácara Farol (curioso nome em relação aos Pioneiros que devem ser faróis na vida dos irmãos, família, sociedade…) onde com muito ânimo e disposição, participariam de dois dias de intensas atividades recreativas e espirituais, muitos deles, pela primeira vez.

Na Chácara, montamos o Santuário Acampamento, com a Oração dos Pioneiros e as orientações e, cantando o Hino dos Pioneiros, demos inicio ao circuito de gincanas, começando com a prova das bexigas amarradas nas pernas com quebra cabeça da Bandeira dos Pioneiros, em seguida um competitivo futebol, encerrando a manhã com a prova de pegar lenha para montagem da fogueira que seria acesa logo mais à noite. Todos almoçaram em um clima de união e alegria e logo após o almoço, fomos em direção ao Sindicato (próximo à Chácara) para continuar a segunda parte das gincanas: Lona com sabão, torta na cara e pra finalizar um banho de rio!

Voltando para a Chácara, tomamos banho gelado, pois nesse dia faltou luz no local e oferecemos como Capital de graça pelas conquistas, e ao redor da fogueira saboreamos um delicioso cachorro quente e marshmallow, em um clima agradável de amizade e vinculação. Todos se prepararam durante aproximadamente dois meses e logo após o jantar, houve a prova da caça ao tesouro, onde as pistas eram imagens da Mãe com partes de uma frase referente aos Pioneiros. Ansiosos e com muita confiança, todos encararam o Teste de Coragem, vencendo seus medos em busca da luz e da MTA e mais tarde, seus conhecimentos sobre os Pioneiros na Tribuna de Honra. Muito bem preparados, responderam muito certos e convictos, demonstrando sua maturidade e crescimento dentro do grupo. Encerrando o dia, acalmando seus corações com a vivência, foram consagrados á MTA e receberam um símbolo (medalha) e nosso irmão João Paulo, dirigente dos Aliados, que chegou à tarde para nos ajudar, recebeu como conquista, sua pulseira do ideal do Jumas e já cansados do intenso dia, fomos dormir com a graça de Deus e da Mãe!

No domingo, acordamos às 08:00 e com uma especial oração, nos fortalecemos com um ótimo café da manhã e houve ocasião para reunião dos grupos (Aliados com seu dirigente João Paulo e Pioneiros com seu dirigente Keylon Tavares) onde os Pioneiros precisaram ter habilidade e muita entrega para conquistarem seu anel do lenço, onde eles mesmo montaram. Seguindo com o almoço, á tarde fizemos um mutirão para limpeza e organização do local e em seguida, houve a celebração das conquistas: Camiseta – Pioneiro Rafael, Lenço – Pioneiro Eduardo, Anel do Lenço – demais Pioneiros. Encerrando o AcamPio, agradecemos a Dona Linda, proprietária da chácara e voltamos renovados para Paróquia São João Batista, onde os pais e responsáveis, aguardavam com um lanche e recepção seus filhos, e com isso, pudemos partilhar as experiências do AcamPio!

Realmente, quando entregamos confiantes tudo nas mãos de Deus, Jesus e da Mãe, e nos tornamos instrumentos árduos com muita humildade, Eles realizam milagres na nossa vida e nos presenteiam com filhos, com amigos, com graças…diria mais, chuva de graças!

“Devemos habituar-nos a ver as mínimas coisas de casa dia como desejo, dom e chamado de amor do Pai eterno que espera a nossa resposta de amor.” Pe. J. Kentenich

PIONEIRO DE SCHOENSTATT, ABRE CAMINHO!!!!!!!

Por: Keylon Tavares / Alex Souza

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.