Neste final de semana, dias 14 e 15/04 foi realizado o acampamento que concretizou o novo grupo de Universitários no Jumas Curitiba.

O encontro foi realizado dentro das propriedades do Santuário de Schoenstattem Curitiba. Noinício os rapazes do grupo e mais a equipe organizadora tiveram a oportunidade de se confessar, assim abrindo o acontecido com a espiritualidade em alta para que as coisas ocorressem conforme o planejado.

Em seguida o grupo teve um momento de meditação, refletindo a respeito dos traços de homem velho que necessitamos deixar para trás e o que Deus espera de nós. Assim cada um foi convidado a deixar os traços velhos para trás e mudar as atitudes para que o homem novo floresça. Posteriormente foi realizada uma revisão sobre o todo o conteúdo que o grupo havia visto durante as reuniões.

Entramos posteriormente no mundo de Schoenstatt, contando aos rapazes a História do Pai Fundador e os marcos históricos de nosso movimento. Trocamos muitas experiências e curiosidades. O jantar foi servido as 21:30, no qual todos tivemos a experiência de degustar um ótimo cachorro quente. Após isto fomos aos jogos típicos de fogueira enquanto a vivência era preparada.

A vivência começou aproximadamente às 23h. Os jovens foram chamados um a um para dentro do primeiro ambiente, no qual encontraram as trevas, o vazio espiritual, e o pecado. Desta maneira todos foram introduzidos a este espaço, passando por esta nada agradável experiência na qual simulava-se a ausência de Deus, sofrendo tentações, tendo pecados cobrados e sem esperanças. Em seguida foram levados vendados e amarrados a outro local, no qual sofreram as 14 estações da Via Crucis. Enquanto Sofriam com Jesus, o mal tentava desencorajá-los. Com o passar das estações o mal foi perdendo forças até ser derrotado na Ressurreição. Então, ao som de Emaús, foram conduzidos para dentro do Santuário e convidados à ressuscitar frente ao Deus vivo. Assim terminou a vivência, mostrando que Deus se fez homem por amor a nós, para juntos vencermos as trevas e as tentações e revivermos no homem novo.

Após a vivência ficamos refletindo e conversando até tarde, quando então dormimos. Na manhã seguinte, um integrante do grupo, Guilherme, eleito líder de grupo após a vivência noturna, nos relatou uma revelação Divina que teve em sonho durante aquela noite. Sonhou que uma Irmã havia falado para que fizesse a leitúra da Epístola de Efésios 2; 4-6: “Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos. Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiaisem Cristo Jesus.”

Depois de tal revelação não foi necessária maior explicação, todos tiveram em seu coração a certeza que Deus esteve conosco aquela noite e que com certeza tem uma missão muito grande reservada para nós.

Ainda de manhã tivemos um debate utilizando todo o conteúdo trabalhado para discutir temas contemporâneos, tais como, aborto, homossexualidade e castidade. Assim fortalecendo nossos argumentos e postura como cristãos perante a sociedade. Após o almoço fizemos o encerramento no Santuário e consagramos o futuro de nosso grupo, de nossa juventude à nossa Mãe e a Deus.  Finalizamos com o Hino de Franz Reinisch.

Participaram do encontro, ajudando, (Anderson, Bernardo, Bruno, Cláudio, Maurício). Dirigente (Renan). E os rapazes do grupo (Bruno, Eduardo, Giovane, Guilherme e Tiago). Que Deus e a MTA abençoem esta nova etapa do JUMAS CURITIBA E O JUMAS BRASIL como um todo.

 “Mesmo as trevas, não são trevas para ti!”

Por: Alex Souza / Renan Gallotti

     

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.