No dia 11.09.2021 o grupo protetores do Santuário da Juventude Masculina da Vila Mariana selou a sua Aliança de Amor.

Selaram a Aliança: André Ferreira, Renan Corrocher, Joaquim Medeiros, Lucas Paneque, João Paulo Marchetti e Eduardo Landgraf Canônico. Estavam presentes também o celebrante padre José Fernando Bonini, o seminarista Lucas Botassio, os familiares, membros da Juventude Masculina e Feminina de algumas cidades do nosso regional e membros da Família de Schoenstatt da Vila Mariana e do nosso regional.

Para começarmos a contar o que se passou no dia 11.09.2021, temos que voltar um tempo na história e entender tudo o que nos fez chegar até aqui.

Lendo estes primeiros parágrafos, recordamos que uma matéria semelhante foi escrita nesse mesmo site há um mês, mas aqui vamos falar de outro grupo. 

A MTA se encarregou que dois grupos – um do Jaraguá e outro da Vila Mariana – sem se conhecerem, começassem sua jornada no mesmo ano (2014), escolhessem justamente o mesmo nome (Protetores do Santuário) e selassem suas Alianças de Amor com apenas um mês de diferença entre a celebrações. Solidariedade de destinos!

O caminho até a Aliança

O grupo teve início em março de 2014 e trilhou as etapas dos Pioneiros de Schoenstatt, participando das reuniões e dos inesquecíveis ACAMPIOS, até abril de 2019, quando iniciaram a preparação para a Aliança de Amor.

Nesta preparação, diversos temas foram abordados, mas o tema de sermos Homens Novos e o tema da Liberdade foram os pilares principais para chegarmos até a Aliança – e justamente esses mesmos temas foram centrais na homilia do Padre José Fernando, celebrante da missa da Aliança. Relembramos que, há exatamente 20 anos, homens aniquilaram suas vidas e as vidas de outros no atentado terrorista do 11 de Setembro nos Estados Unidos. Diferentemente deste ato, neste mesmo dia, porém 20 anos depois, 7 homens fazem uma livre entrega de AMOR, nos convidando a refletir sobre nossa própria liberdade: Queremos ser livres de quê e para quê?

Livres do pecado e livres para vivermos o amor do Evangelho que Cristo nos trouxe!

Por fim, existe mais um marco na preparação do grupo: em 31 de agosto de 1968, o Pe. Kentenich escreve uma carta ao JUMAS Vila Mariana saudando-os pela ocasião da Aliança de Amor selada em 1963 pelo “primeiro grupo da Juventude Masculina de São Paulo”, os Alicerces Paulista para o Reino da Mãe. Abaixo deixamos a carta escrita pelo nosso Fundador que de forma impressionante, tem palavras que ecoam ainda que 53 anos depois:

Sobre o Autor