Realizou-se neste fim de semana, durante os dias 15 e 16/05/09 no Santuário de Schoenstatt de Curitiba a Escola Intensiva de Líderes e Dirigentes da Juventude Masculina de Schoenstatt. Em que o tema principal foi referente à Liderança. Os participantes são todos membros do JUMAS Curitiba, sendo eles: Elder (dirigente de ramo), Guto (dirigente do grupo de Aliados), Maurício, Padre Alexandre, e também 7 membros do grupo de Universitários (Alex, Anderson, Fernando, João, Keylon, Lucas e Renan (dirigente do grupo de Pioneiros)).

 

Sexta-feira – 15/05/09

            Tendo início com o dirigente Elder Semprebom, primeiramente todos se abraçaram e fizeram uma oração para que a Mãezinha estivesse presente durante todo o evento. Os presentes prestavam bastante atenção ao que era apresentado, pois o tema liderança é bastante amplo e também foi mostrado sobre como ter autoridade.. Foi apresentado um vídeo que representou muito o que é essa liderança e dando números finais à reunião, todos foram ao santuário, onde foi preparado uma vivência, em que se sentiu o poder de Jesus, que fez de João (o discípulo que mais amava), nosso irmão. Certamente se presenciou um momento muito emocionante, e após isto, cantou-se a consagração à Nossa Senhora, todos rezaram e retornaram para a Casa de Nazaré (local onde o JUMAS se hospedou no Santuário) para se deitar, pois o outro dia seria bem mais completo.

 

Sábado – 16/05/09

            O pessoal levantou às 7h da manhã, pois o Pe. Alexandre Awi estava por chegar. O padre chegou e então rezaram todos juntos e foi servido o café da manhã bem reforçado. Foi realmente sensacional tudo o que aconteceu neste dia. Na parte da manhã, a partir das 9h30 foram abordados temas como: Chefes e líderes; o que é ser um dirigente e o principal, que é de como proceder nessa grande missão; De forma prática, o padre Alexandre mostrou as graças do santuário: Abrigo, Transformação e Envio; o foco na parte do grupo de Pioneiros, onde vários questionamentos apareceram e tendo o trabalho feito na Paróquia São João Batista como base. Houve também conhecimento sobre, seus símbolos que são conquistados pelos capitais de graças e finalizando com alguns comentários sobre a programação dos acampamentos. Por volta do meio-dia teve o almoço na cozinha do santuário e o encontro parou por uns instantes.

            Às 13h30, recomeça a reunião, com o Padre Alexandre, que falou sobre como conduzir um grupo de Aliados, o interessante foi a maneira de envolver os jovens e saber que essa fase é bastante ampla, há de se auto-educar o jovem, muitas coisas podem o fazer perder o foco. Ser um aliado de Maria é representar uma luta contra os inimigos, contra o mundo massificado e o principal, que é a “extinção” do homem velho que há de existir em cada pessoa. O capital de graças é muito importante na vida. Citou-se também, a Oficina do Homem Novo e um bom comentário do Padre sobre o “Código da Aliança”, que segundo ele, uma boa dica para uso após a Aliança de Amor.

            Para finalizar, leram-se dicas importantes de como conduzir um grupo de Aliados, de acordo com o que o dirigente Moçato escreveu, onde é importante ter um contato com os seus dirigidos, destinar tempo para lazer com eles, conversar, e principalmente, não desistir da missão. Com isso, Padre Alexandre encerrou às 16h50 a escola de dirigentes. Dois dias de muita concentração que com certeza foi aproveitável, e, o dirigente Elder agradeceu em nome de todos pela presença em mais esta formação para a Juventude de Curitiba, e ao som das palmas, o Jumas foi ao santuário, onde todos se consagraram, o padre deu a bênção e na pira do Jumas, foi cantada a Oração de Franz Heinisch.

 

Conclusão do Encontro

            A conclusão é que, o termo liderança é de extrema importância, a carência de líderes no mundo é visível, mas ainda é possível reverter essa situação. Muitas frases foram os pontos-chaves, como por exemplo: “O líder tem que ser duro como um diamante e terno como uma mãe”; “O que você é fala mais alto que o que você fala, eu não consigo escutar”; “O mundo precisa de líderes que sejam realmente educadores”. Um verdadeiro líder tem de ter carisma, determinação e comunicação como suas armas principais.

 

 

004  001  002  003 

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.