O dia 08/12/2012, dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, ficará eternizado em nossas memórias, principalmente a nós, como Família de Schoenstatt de Curitiba. Graças às nossas orações, contribuições e esforços, após 1 ano de preparação espiritual, no dia de hoje foi instituído o primeiro Santuário Lar Paroquial de Curitiba, sendo este localizado na Paróquia São João Batista.

A imagem da Mãe, antes de ser trazida, esteve no Santuário Tabor Magnificat para a celebração das 16h, então sendo enviada para seguir em carreata até o seu destino final. Por volta das 18h20, sob chuva, a imagem chegou e foi recepcionada pela Juventude e toda a Família que estava lá aguardando por este momento especial. Então, foi colocada próxima ao altar e logo já foi iniciado o terço às 18h30. A missa teve início às 19h, e toda ela aconteceu sem luz, devido à forte chuva ocorrida neste dia, ficando assim somente à luz de velas, fato que, para quem presenciou, foi fortíssimo, por relembrar de fatos passados! Durante a homilia, nosso Pároco, Padre Zdzislaw Malczewski, ressaltou a importância desta conquista, inclusive pelo fato da Paróquia não ter atualmente um amor mariano forte, no caso, não havendo uma justificativa para tal, se comparado ao longo dos anos e agradeceu muito a todos nós Schoenstattianos, por estarmos contribuindo em ajudar nesse quesito, sob as graças divinas e da Mãe “Mil” Vezes Admirável, conforme foi proferido pelo mesmo, fato que emocionou muito aos presentes.

Já no final da celebração, ao cair da noite, cada paroquiano recebeu uma vela e então foi dado início ao rito da instituição. Primeiramente, o sr. Alberto (do Instituto de Famílias) e a irmã Jacinta puderam proferir algumas palavras à respeito deste momento, como também aliando a Schoenstatt e o as lembranças e importância da Aliança de Amor, juntamente com os primeiros congregados heróis e o Pai Fundador, Pe. José Kentenich. Após, a imagem foi levada em procissão até o local, enquanto cantava-se uma música mariana. Após, todos rezaram a oração de entronização da imagem, uma ave-maria e também o Pe. Zdzislaw deu uma benção e aspergiu com água benta o Santuário Lar. Ao final, cantou-se a consagração à Mater e o momento encerrou-se com a benção final da missa.

Todos nós devemos contribuir para que a vida neste Santuário Lar seja forte, ou seja, Maria continuando a derramar graças em nossas vidas e sobre todos os paroquianos e visitantes que frequentarem este “belo lugar”. Schoenstatt é algo maravilhoso a todos nós e a Divina Providência quis aumentar esta nossa força, com o Santuário Lar Paroquial em nosso meio. Juntos e unidos na missão, continuaremos firmes em expandir ainda mais o nosso apostolado! É apenas o começo de muitas bênçãos que estão por vir! MPHC!

“Nada sem vós, nada sem nós!”

Por: Alex Souza

                  

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.