Nos dias 11 e 12 de Fevereiro, o Jumas Curitiba se reuniu para realizar o Encontro de Ramo, com o intuito de começar bem o ano, também revisar o que foi feito em 2011 e colocar novos projetos práticos em 2012. O encontro iniciou-se com a Missa de Envio, às 8h da manhã, na Paróquia São João Batista, celebrada pelo nosso pároco Padre Zdzislaw Malczewski. Após, nos dirigimos para a Chácara Farol em Almirante Tamandaré, local onde seria nosso acampamento.

                A temática do encontro foi “Uma viagem por Schoenstatt”, que consistia no propósito em relembrarmos momentos cruciais do nosso movimento, assim como suas pedagogias e meios ascéticos. O sábado foi um dia de bastante formação, em que cada um foi apresentando um tema específico, na seguinte ordem: 1º Fundação de Schoenstatt / Documento de pré-fundação; 2º Aliança de Amor / Documento de Fundação; 3º 2º Marco Histórico (20 de Janeiro); 4º 3º Marco Histórico (31 de Maio); 5º Pai Fundador; 6º Pedagogia do Ideal e das Vinculações e 7º Capital de Graças e Meios Ascéticos. Realmente foi muito importante vivenciar estes temas novamente, para que se possa colocar em prática muitos desses conhecimentos históricos e cruciais em nossas atitudes como Jumas. Às 20h30 foi servido o jantar e após foi dado início à preparação da Vivência, enquanto os outros faziam uma Partilha sobre os temas apresentados durante todo o dia.

                Às 22h30 começou a vivência, cujo foco estava baseado na Geração Missionária, buscando mostrar fortemente os 4 pontos fundamentais desta caminhada rumo a 2014: Cultura da Aliança, Protagonismo, Unidade Internacional e Fogo da Missão. Portanto, a Vivência foi constituída de 4 partes, enfatizando cada uma estes pontos citados anteriormente. Na 1ª parte, todos foram conduzidos para a Capela, em silêncio, e após que todos sentaram, foi apresentado um vídeo contendo fotos da nossa Aliança de Amor e a participação no Encontro Nacional do Jumas, ambos em 2009; na 2ª parte, todos receberam papel e caneta, em que o objetivo era a reflexão de duas perguntas colocadas (enquanto ao fundo tocavam-se músicas), estas em relação à missão, no que se pode melhorar em si mesmo, se estamos sendo instrumentos da Mãe sempre e o que cada um está fazendo para ser um verdadeiro discípulo missionário na construção do Reino de Deus, terminando este momento com a “entrega” de cada papel escrito aos pés da Peregrina; na 3ª parte, em um gesto de humildade, assim como Jesus fez com os seus discípulos, todos foram conduzidos a lavar os pés uns dos outros, em que cada jovem deveria escolher um irmão diferente e falar o que este representa em sua vida e na caminhada como grupo. E por fim na 4ª parte, todos foram vendados e, aos poucos, levados ao “Monte Tabor”, relembrando o momento da Transfiguração do Senhor. O local estava iluminado com as tochas, sendo enfatizada a questão da dificuldade em chegar a este local, pois o caminho é constituído de muitas pedras e necessitamos estar fiéis e fortes para vencermos! E cada um queimava, na fogueira, a entrega feita na 2ª parte da Vivência. Ao final, cada dupla foi enviada e cantada a consagração. Assim encerrou-se o dia com a tarefa de “Descer do Tabor e ir para a missão!”.

                No domingo, às 8h da manhã, todos levantaram, em seguida foi feita a Oração da Manhã e servido o café. Das 9h30 até 12h30 realizou-se a parte mais importante do encontro, com os seguintes tópicos: Retrospectiva do Jumas Curitiba em 2011 (Pontos positivos e negativos), discussão sobre como melhorar tais pontos em 2012, crescimento e manutenção dos grupos de vida, novas lideranças e funções e também a eleição para líder de ramo. Antes de iniciar-se a votação, todos rezaram juntos para que a MTA e o Espírito Santo estivessem presentes nessa hora, em escolher a pessoa certa para comandar o nosso ramo. Após bastante concentração, cada membro foi entregando seu voto e no final, nosso irmão Renan foi reeleito por mais um ano na liderança do ramo. O mesmo agradeceu a confiança e a doação de cada um feita em 2011, e para que neste ano atual continuemos unidos e fortes (com o espírito de Missão) rumo às conquistas e execução dos nossos projetos da melhor maneira possível. Mas, ainda era necessário sair com um lema para o ano e após várias conversas, entre expressões e características que fortalecem o nosso grupo como um todo, chegou-se à seguinte frase: “Vinculados pelo Fogo da Missão, protagonistas da Aliança!”, ou seja, unidos fortemente sempre neste fogo missionário, devemos ser a nova geração, mostrando serviço, entrega e fidelidade em todas as nossas ações, tendo como guia a nossa MTA, através da propagação da Aliança de Amor! Em seguida, com muita alegria, gritou-se o lema bem forte, cada um sabendo da sua missão e contribuição daqui em diante. Depois, às 13h, foi servido o almoço e começamos a arrumar as coisas para irmos embora. Antes de irmos, em nome de todos, presenteamos a Dona Linda (que administra a chácara) com um terço do Vaticano e algumas pedras de Dachau, o campo de concentração onde o nosso Pai Fundador esteve durante a 2ª Guerra Mundial.

                Estamos conscientes da nossa missão e todos juntos venceremos! Obrigado Senhor Deus e querida MTA por estarmos fortes nesse propósito! Que possamos fazer deste ano de 2012 um ano super importante em nossas vidas, com muita seriedade, protagonismo e dando o nosso máximo em todas as atribuições daqui em diante, principalmente nos novos desafios! “O Mundo todo é nosso campo de batalha!”

“Geração Missionária com força, com amor e com vinculação

Mãe Maria Rainha heróica, Mãe ajuda-nos nesta missão

Para a obra de Schoenstatt vivemos, Motivados por um ideal

Ser ao mundo o Cristo Tabor, Na Aliança com a MTA.”

Por: Alex Souza

       

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.