Nos dias 05 e 06 de outubro de 2019 a Juventude Masculina de Schoenstatt da cidade de Cornélio Procópio-PR realizou o Encontro do Homem Novo, no Santuário Mariano de Schoenstatt – Tabor Fidelidade a Igreja para a Glória da Santíssima Trindade, cerca de 15 meninos participaram do evento, que buscou mostrar como Ser Homens Novos em meio a sociedade massificada.
Primeiramente, os rapazes participaram de uma dinâmica que promoveu a apresentação dos mesmos e a vinculação. Logo após, foi apresentado o Movimento de Schoenstatt e o Jumas Cornélio.
Desta forma, iniciou-se a apresentação sobre o que era Homem Velho, o qual foi importante apontar as falhas, ilusões, pecados e tudo aquilo que se caracteriza com o Homem Desdivinizado (aquele que desligou-se do divino / Deus), Desumanizado (aquele que não possui a capacidade de decisão, não é livre) e o Desvinculado (aquele homem no qual se atrofiou a capacidade de se vincular pessoalmente), ou seja, tudo aquilo que nos afasta de Deus e de todos os seus ensinamentos.
Com isso, Schoenstatt traz a perspectiva do Homem Novo, aquele que busca se auto educar diariamente a fim de alcançar a santidade e de transformar o mundo com a pedagogia de Schoenstatt, formando uma NOVA ORDEM SOCIAL. Desta maneira, foi exercida uma dinâmica que apontava a diferença do homem massificado com o homem novo, que tem a personalidade livre e forte e, que não se leva pela massa.
Os meninos foram convidados a darem o SIM, deixando de serem homens velhos e começando a caminhada para serem homens novos dali em diante.
Maria tem um grande papel, como a intercessora, guia e educadora mostrando o caminho a ser seguido. Assim, os meninos fizeram a sua primeira conquista, uma imagem da MTA, com os seus esforços, desbravaram corajosamente em busca das peças do quebra-cabeça para montar a imagem da Mãe Três Vezes Admirável.
Logo após houve um momento o qual eles tiveram o primeiro contato com uma espiritualidade, momento no qual eles ficaram mais próximos de Deus e Maria, acalmaram os corações que estavam ansiosos e se entregaram nesse momento de fé.
Também houveram momentos de descontração onde a diversão e a vinculação eram o auge, o entrosamento do grupo já no primeiro encontro foi nítido, parecia que se conheciam a anos.
O encontro terminou na manhã de domingo, 06 de outubro de 2019 com a missa na Catedral Cristo Rei em Cornélio Procópio, que deu origem ao grupo que será dirigido pelo Halisson Augusto, Pedro Guidorizi e Marcos Gaspari.
Relato de experiência de um dos meninos que participou do encontro. Segundo Toshio Togame:
“Minha primeira experiência no Jumas foi no mínimo surpreendente, todos me trataram incrivelmente bem, me senti acolhido e cercado de pessoas com corações enormes.
Algo que me tocou bastante foi o momento de espiritualidade, me senti absorto numa paz absoluta, chega a ser difícil expressar tal sentimento em algumas palavras. É incrível ver como todos possuem grande ligação e afeto pelo movimento, entre si e principalmente com Maria e com Jesus.”
Assim, desejamos muita sorte ao grupo e que venham inúmeros momentos como esse! Parabéns aos dirigentes e fica o agradecimento aos membros do Jumas que ajudaram nesse momento especial do grupo!

Escrito por: Pedro Guidorizzi e Reginaldo Leite / Matéria: Pedro Cruz

Sobre o Autor