ROMA, mkf. Mediante a carta-circular José Engling, publicada há uma semana pelo Secretariado José Engling, o Postulador do Processo de Beatificação do Servo de Deus José Engling, Pe. Jan Korycki, SAC, informou que o processo se encontra atualmente parado em Roma.

Publicamos aqui a referida carta do Postulador:

No dia 17 de junho de 2009, findo o encerramento do longo processo diocesano para a beatificação do Servo de Deus José Engling, afigurava-se-nos que o processo iria decorrer a nível apostólico, por outra, a nível da Congregação para as Causas dos Santos, no Vaticano. Sem embargo, verificou-se que – embora não haja objeção alguma contra a pessoa de José Engling – o processo ficou parado.

Por quê? Em vista da grande sensibilidade das pessoas de nosso tempo no tocante a questões de guerra e de paz, alguns representantes da Santa Sé manifestaram dúvidas se se deveria dar continuidade aos processos de beatificação de pessoas que participaram de guerras. Atendendo a isso, a Congregação para as Causas dos Santos pediu que se apurasse este problema, de sorte que, por esse motivo, o processo do Servo de Deus José Engling se encontra, por agora, parado, enquanto decorrer a referida face de apuração. Presentemente são recolhidos os pareceres de peritos de diversos países, pareceres esses que serão depois discutidos na assembleia dos cardeais. Por fim, com toda a probabilidade, a Causa Engling será entregue ao Santo Padre, a quem caberá a última decisão.

Prezado amigos, beatificação não é um assunto puramente humano, senão dádiva divino-humana que Deus concede a seu povo para apresentar modelos concretos para a aspiração à santidade. E para tal dádiva ser concedida, há mister de muita oração, pois deve-se sempre procurar a vontade de Deus e não a dos homens. Certa vez, o Beato João Paulo II escreveu o seguinte: “Hoje necessitamos sobretudo de santos, e por isso temos de rogá-los a Deus” (VC 35).

Se Deus pretende que José Engling seja oficialmente reconhecido como santo pela Igreja, irá então conduzir as decisões dos homens, a fim de que seja possível uma beatificação e canonização. Por isso rezemos insistentemente pela beatificação de José Engling, rogando ao Céu que ocorra um milagre operado por intercessão deste Servo de Deus e demos a conhecer aos homens o caminho de santidade de Engling, depositando nossa confiança na Santíssima Virgem Maria, a fim de que Ela cuide da causa deste seu servo fiel: “Mater habebit curam”.

Com as minhas saudações cordiais,

Pe. Jan Korycki, SAC
Postulador do Processo de Beatificação de José Engling

Com respeito à beatificação de participantes de guerras, alguns consultores já entregaram seu voto; faltam, porém, ainda outros fazê-lo. Provavelmente a Congregação tomará uma decisão a esse respeito no próximo outono.

 

Fonte: Carta Informativa José Engling
Editor: Secretariado José Engling
Redação: Lambert M. Schroedter
Assinatura: Secretariado José Engling Am Marienberg 4, Vallendar,Alemanha, 02 61/64 09-80
E-mail: 
[email protected]

Publicado com a gentil permissão do editor ao site do Jumas Brasil.

Tradução: Abadia da Ressurreição, Ponta Grossa, PR, Brasil

Retirado de: www.schoenstatt.org

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.