A Motivação

Em 2016, estimulados a ir atrás da história do JUMAS Vila Mariana, por ocasião do Encontro Nacional e dos 60 anos do JUMAS Brasil, encontramos dois dos participantes do primeiro grupo do Jumas na cidade de São Paulo, Pe. Cesar Gobbo e Ademar de Paula.Neste encontro fomos agraciados com a história do grupo Alicerce Paulista para o Reino da Mãe, que nos foi transmitida através da partilha da vida, de fotos e de documentos. E a seguir trazemos os relatos deste grupo que completou 60 anos de fundação neste ano.

No centro: Ademar e Pe. César Gobbo, membros do primeiro grupo.

O início de tudo

Em 08 de Outubro de 1961, com a vinda do Irmão de Maria Eugênio Stump para São Paulo, o grupo começa a se reunir, dando início à formação para a Aliança de Amor.

E com esse acontecimento dá-se início a uma nova etapa para o Schoenstatt paulista, que é descrita pelo grupo como “nossa luta para que a Mãe e Rainha Três Vezes Admirável possa estender seu reino nesta cidade de São Paulo.”

Lembrança da formação do grupo em 1961 e Encontro dos integrantes do grupo: Moacir, Daniel, Ademar, Cesar Gobbo, junto com o Irmão de Maria Eugenio Stump.

O Desenvolvimento

No ano seguinte, em 20 de Junho de 1962, “a Juventude Masculina do nosso Movimento, dos estados do Rio Grande do Sul e Paraná reúnem-se em Londrina com a Juventude Schoenstattiana de São Paulo”. E assim, sob “as graças do Santuário filial de Londrina, promoviam com sua Mãe e Mestra a MTA de Schoenstatt um diálogo em âmbito nacional, a respeito da preparação e difusão do Novo Reino, o reino da Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt.

Encontro em Londrina do JUMAS de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul – 1962 e Encontro do grupo com o Pe. Irineu Trevisan

A Aliança

Em Janeiro de 1963, o grupo teve um encontro com o dirigente da Juventude Masculina do Rio Grande do Sul, Olindo Antônio, “que trouxe, com as graças do Santuário de Santa Maria, todo o calor de sua espiritualidade e de suas grandes virtudes, na MTA de Schoenstatt.

Tivemos como tema mais importante, A formação do Homem Novo, na Nova Comunidade.”

Em 20 de outubro de 1963, os membros do grupo Alicerce Paulista para o Reino da Mãe, César, Astor, Daniel e Ademar, selaram sua Aliança de Amor com a MTA, como consta nas Atas de suas reuniões:

“Esta ata registra sendo a primeira dessa nova fase, o fechamento de nosso grupo, acompanhado também de uma consagração especial dentro do grupo, o que vem a ser também uma Aliança de Amor no seu grau mais simples.

Encontramos-nos às 15:00 hs, na porta principal da Biblioteca Municipal, dirigindo-nos dali para uma igreja onde houvesse calma, quero dizer, pouco movimento para que pudéssemos fazer nossa consagração. Escolhemos o Santuário das Almas, no bairro da Ponte Grande.

Foram feitas leituras das cartas enviadas pelo Irmão de Maria Eugenio Stump e do José Baezza do grupo de Londrina. Finda a reunião penetramos na referida igreja, fazendo nossa pequena consagração, terminada justamente a 18:00hs, quando permanecemos um minuto em contato espiritual com os demais grupos que se reúnem espiritualmente no Santuário nesse horário.”

Santuário das Almas em São Paulo – local da Aliança de Amor

Em 08 de Março de 1964, sentindo a necessidade de uma entrega maior à MTA, o grupo de jovens realiza “a Aliança de Amor a nível mais profundo”, na casa das Irmãs de Maria, localizada na rua Dr. Diogo de Faria, atual endereço do Santuário da Vila Mariana.

Ir. Adjutrix e os membros do grupo: Astor, Cesar, Daniel e Ademar

Alguns anos depois, em 1967, Pe. Kentenich envia seu braço direito, Pe. Alex Menningen, para dar a bênção à pedra fundamental do Santuário da Vila Mariana, momento o qual o grupo Alicerce Paulista para o Reino da Mãe, esteve presente.

Pe. Alex Menningen na benção da pedra fundamental do Santuario da Vila Mariana

A Carta

Em 1968, por intermédio do Pe. Ottomar Schneider, nosso fundador, Pe. José Kentenich envia uma carta destinada a Ademar de Paula, integrante do grupo Alicerce Paulista para o Reino da Mãe, parabenizando e reconhecendo o primeiro grupo do JUMAS da cidade de São Paulo.

Um fato curioso e interessante na história dos membros do grupo é que Ademar de Paula, em 1964, recebeu na sua casa, em São Paulo, o Irmão Mario Hiriart, que iria para os Estados Unidos visitar o Pai Fundador no Exílio e realizar seu tratamento médico.

O Símbolo

O grupo tinha como símbolo esta imagem que simboliza ser o Alicerce para o Reino da MTA, com isso queremos lembrar do primeiro grupo do nosso regional e convidar a carregar seu símbolo conosco, para sermos alicerces do Reino da MTA em nosso país para as próximas gerações.

Símbolo do grupo

Lançamos essa camiseta onde pode você pode fazer seu pedido no link:

https://forms.gle/G2ERaYsfwuN9VfQp9

Sobre o Autor