Por: Igor Oliveira

O evento ocorreu dia 17 de outubro no Santuário Sião Jaraguá e contou com a presença do seminarista Lucas Botassio, dos postulantes Davi Vilarinho e Fernando, além do ex-JUMAS Feliphe Botassio, dos digirentes e do grupo ALIADOS 2021.

A ideia do café veio do grupo, e incentivou os dirigentes a realizarem o mesmo. O motivo? Dúvidas do grupo em relação a diversos assuntos da Igreja e do JUMAS especificamente. As questões foram colocadas através de um formulário para serem respondidas no dia do evento.

A dinâmica ocorreu da seguinte forma: Ao centro, a mesa com os alimentos (afinal, era um café!) e ao redor, os convidados, o grupo, os dirigentes, tratando sobre as questões colocadas pelos aliados. As dúvidas foram respondidas da seguinte maneira: Duas questões principais e seis questões secundárias.

A primeira questão principal tratava sobre a verdade absoluta da existência de Deus e a segunda sobre Schoenstatt ser um movimento de liberdade e os limites dessa liberdade. Para a resposta dessas questões, foram utilizadas definições do dicionário, conceitos da filosofia e principalmente o “filosofar” e trocar de ideias de todos ali presentes – por isso, foram as questões principais! – As questões secundárias, não autorizavam esse estilo por serem dúvidas mais diretas, como por exemplo, o salário médio de um padre. Além dessa pergunta, dentre as secundárias também tinham os seguintes questionamentos: Posicionamento da igreja em relação ao Big Bang, Por que o JUMAS é só para homens?, Adão e Eva e também reflexões sobre o processo de evolução do homem.

O evento tirou todas as dúvidas do grupo e também deixou um caminho para uma continuação, visto que, todos gostaram, desenvolveram suas ideias, expuseram suas opiniões e com certeza adquiriram conhecimento.

Sobre o Autor