No último dia 11 de abril, o Santuário Tabor de Santa Maria/RS completou 60 anos de inauguração. Na sexta-feira dia 11, houve uma celebração eucarística em comemoração. No decorrer da missa um forte temporal caiu sobre a cidade, mas isso não impediu o prosseguimento da celebração presidida pelo Padre Ottomar Scheneider, que foicompletada na Capela Tabor. Ali também foi aberto o “Encontro do Jubileu”.

As atividades do sábado começaram com uma missa presidida pelo Pe. Antônio Bracht. Em seguida iniciaram-se as palestras no auditório do Centro Mariano. Pela manhã, Beloni A. Wolf e Iponá Kaipper dirigiram uma vivência sobre a história do Santuário Tabor e após o Pe. Pedro Cabello palestrou sobre o significado do Santuário Tabor e das visitas do Pe. José Kentenich ao Brasil. À tarde houve um painel intitulado “Frutos do Santuário Tabor” coordenado pela Ir. Maria da Graça. Após o casal Olindo e Marilene Toaldo palestraram sobre o significado da Carta de Santa Maria (documento de fundação da Obra das Famílias escrito pelo Pe. Kentenich em 1948 em Santa Maria) para as família de hoje. Às 18 horas ocorreu a inauguração do Memorial da Carta de Santa Maria, ao lado do Santuário Tabor, com a presença de D. Lorenzo Baldisseri, Núncio Apostólico do Brasil. Após o jantar houve a apresentação de uma cantata regida pelo Sr. Elemar Steffen, do Instituto das Famílias, e um Recital de Piano por D. Lorenzo Baldisseri. Para fechar o dia, os jovens da Jumas guiaram uma procissão até o Santuário Tabor, onde houve a Benção do Santíssimo e a cerimônia de envio.

No domingo estava prevista uma procissão da Paróquia Nossa Senhora das Dores até o Santuário Tabor, mas as fortes chuvas que caíram duante o dia impediram. A Santa Missa celebrada por D. Lorenzo Baldisseri e pelo Bispo de Santa Maria, D. Hélio Ruphert, reuniu 1500 pessoas na Igreja das Dores, sendoi que muitas pessoas ficaram de fora. Ao final da celebração, D. Lorenzo Baldisseri agradeceu pela história do Santuário Tabor e também pela recepção dos fiéis, e ainda deu dois terços abençoados pelo Papa Bento XVI a duas famílias do Movimento Apostólico de Schoenstatt. À tarde ocorreram atividades diversas para os romeiros que vieram de oito estados. Para os jovens houve uma vivência organizada pelas Juventudes Masculina e Feminina de Schoenstatt e também um terço vivido. Para finalizar as comemorações o Pe. Ottomar Scheneider presidiu a Benção Eucarística e o envio dos peregrinos.

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.