Aconteceu nos últimos dias 18, 19 e 20 de abril, o X Encontro do Ramo da Juventude Masculina Ibiporã. Comandados pelo assessor Pe. Alexandre Awi, cerca de 70 rapazes passaram o feriado na Chácara Leão de Judá, na cidade de Londrina. O encontro foi um misto de diversão, formação e espiritualidade.

Durante todo o sábado foram trabalhados os seis elementos do ideal do Jumas Brasil: Homem Novo, Tabor, Aliança de Amor, Puer et Pater, Fogo Heróico e Vinculação. Para isso, os grupos utilizaram dinâmicas, teatros e vivências que animaram e emocionaram os espectadores.

A história do movimento também foi lembrada como forma de comemorar os 10 anos do Jumas Ibiporã. A celebração da noite reuniu fotos e vídeos desde a fundação até os dias atuais.

O evento ficou marcado, ainda, pela grande participação dos aliados demonstrando o início de uma nova geração. Fato que se confirmou com a eleição do novo líder do ramo, Otávio Cezarini, o primeiro a não pertencer à geração fundadora. “Fico muito feliz pela confiança que todos depositaram em mim. É muito especial assumir o ramo no ano que completaremos 10 anos. Melhor ainda foi receber a liderança daquele que me guiou sempre” – disse Otávio, referindo-se ao então líder do ramo, seu dirigente Eder Campos.

O encerramento aconteceu na capela do Santuário Esmagadora da Serpente, em Londrina, com uma missa na qual foi apresentado o nome de mais um grupo, o ‘Herdeiros do Pai’, e onde realizou-se a passagem de dois grupos de pioneiros para os aliados. Ainda na celebração, visivelmente emocionado, Pe. Alexandre presenteou os jovens com uma imagem do herói José Engling.

Fica o desejo de que os próximos dez anos sejam tão fecundos quanto os dez que passaram, mas a julgar pela animação e dedicação dos rapazes, esse desejo já tem uma forma bem concreta.

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.