No último fim-de-semana (27 e 28/03), o Jumas SBC reuniu-se no Santuário Sião do Jaraguá-SP para um retiro espiritual, que coincidiu com o início da Semana Santa.

O retiro contou com a presença de 30 membros do Jumas SBC e também serviu para complementar a preparação de 8 rapazes da Juventude, que selaram a Aliança de Amor com Maria na manhã do domingo (28).

RETIRO

O início do encontro, no sábado (27), aconteceu com uma missa no Santuário Sião, presidida pelo Diretor Nacional do Movimento e Assessor da Juventude Masculina no Regional Sudeste, padre Alexandre Awi. Além do presbítero, estava presente o Assessor do Jumas SBC, Sérgio Rodrigues.

O sacerdote enfatizou na homilia a importância de estarmos sempre vinculados a Cristo durante o apostolado. “Se queremos ser pastores, pais, é fundamental que estejamos conectados ao Pastor.” (…) “Se não temos esse contato [com Jesus] não teremos a coragem de dar a vida.”

No final da missa, Sérgio Rodrigues, homenageou e deu as boas-vindas ao Pe.Alexandre que chegara ao Jaraguá no início deste ano, após 8 anos servindo o Movimento de Schoenstatt em Londrina-PR.

DIREÇÃO ESPIRITUAL e ‘LECTIO DIVINA’

No decorrer do sábado, véspera do Domingo de Ramos, o padre Alexandre atendeu os jovens presentes que selariam a Aliança de Amor. Enquanto isso, os outros participantes do Jumas estavam reunidos em retiro com o assessor Sérgio, que entre outros assuntos falou sobre a ‘Lectio Divina’ (Leitura Divina), um método de apreensão orante dos textos bíblicos que é utilizado pela Igreja desde a Idade Média.

VIVÊNCIA

À noite, o Jumas Jaraguá preparou uma vivência sobre o tema ‘Radicalidade’. Por meio de imagens projetadas na Tenda ao lado do Santuário, os organizadores expuseram e diferenciaram a radicalidade oferecida pelo mundo da radicalidade vivida por Cristo.

ALIANÇAS de AMOR

 A manhã do domingo (28) foi bastante significativa para a Juventude, principalmente para os 8 jovens do Jumas SBC que selaram a Aliança de Amor. A Missa de Aliança reuniu membros do Jumas Jaraguá, do Jumas SBC, familiares e amigos dos garotos que selaram a Aliança. São eles:

Aparecido Rodrigues da Mata, 22 anos (Grupo 13); Ewerton Douetts de Sousa, 19 anos (Grupo Guardiões do Fogo); Gerson Silva Figueiredo, 17 (Grupo 15); Lucas Manoel Brito Alves, 16 (Grupo 15); Maike Nonicio de Andrade, 16 (Grupo 15); Rafael Martins dos Santos, 19 (Grupo Guardiões do Fogo); Thiago Martins dos Santos, 15 (Grupo 17) e Vinícius de Sousa Mendes, 15 (Grupo 17).

Ao comentar o Evangelho, o padre Alexandre associou a imagem do jumentinho com o papel de todo cristão, de todo schoenstatteano, que é o de levar Cristo aos diversos lugares. “Quando selamos a Aliança de Amor, nós somos chamados a ser como jumentinhos para carregar o Cristo Tabor.”

Para Vinícius de Sousa, o motivo principal que o fez selar a Aliança foi o desejo de responder a uma pergunta que ele fazia a si mesmo havia muito tempo: “Será que eu amo Maria o suficiente para me entregar a Ela como seu instrumento?”

 Segundo Ewerton Douetts, a Aliança de Amor era uma forma de provar o amor que sente por Maria e uma oportunidade de manter a Mãe mais próxima, uma ‘troca de corações’.

Aparecido Rodrigues, resumiu o significado desse vínculo maior à Maria em duas palavras: “amor e fé”. Termos sobre as quais comenta Gerson Figueiredo:

Amor a Maria, que nos levará ao amor de Deus, o amor que se segmenta na fidelidade, na entrega, na auto-educação, no apostolado, na oração. E a de que Deus está por trás de tudo, a fé na Divina Providência, que colocou nossa Aliança em um Domingo de Ramos”.

Gilmar Dantas/Vanderli Oliveira/Vinícius de Sousa

Membros do Jumas que selaram a Aliança de Amor

Missa da Aliança 

 

 

 

 

 

 Sergio e Pe. Alexandre

Juventude reunida

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.