Sete casais que se conheceram na Juventude Apostólica de Schoenstatt fundam a Liga das Famílias na paróquia N.Sra.Rosário de Fátima, em Ferrazópolis-SBC/SP. A Família local se reuniu no domingo (4/7) – festa dos apóstolos Pedro e Paulo – para celebrar a instituição da Liga de Casais na paróquia.

São eles: Anderson e Katia Sá, Celso e Michele Moraes, Denio e Marie Sousa, Leandro e Ligia Silva, Louriano e Márcia Barros, Pedro e Keille Sousa, Rodrigo e Lidiane Bernadelli.

A celebração foi presidida pelo pároco, o diácono Franco Chippari e a homilia foi realizada pela leiga consagrada Piedade Coelho.

Homilia. Durante a exposição, Piedade convidou a família de Schoenstatt e toda a comunidade presente a continuar o trabalho de evangelização dos mártires Pedro e Paulo. Em seguida, dirigindo-se às famílias, lembrou que a Igreja começa em casa, a partir do convívio familiar.

A irmã Piedade também recordou a história da Fundação do Movimento, no dia 18 de outubro de 1914, em que o Pe.Kentenich seguindo os passos de S.Vicente Pallotti, percebeu a necessidade de alguns jovens seminaristas e junto a eles selou uma Aliança de Amor com Maria.

“Aquela semente se espalhou e ninguém imaginava que no dia de Pedro e Paulo estaríamos hoje aqui reunidos. Que possamos nos apossar das graças como Pedro e Paulo.”

Após o resumo da Fundação de Schoenstatt, a irmã convidou a todos a conversar e a pedir à MTA as três graças do Santuário: da conversão, do apostolado e do abrigo espiritual.

Agradecimentos. No final da celebração, Chippari agradeceu ao casal do Instituto de Schoenstatt, Ronaldo e Angélica Hashimoto, assessores da Liga recém-fundada, pela disponibilidade de se colocarem a serviço na paróquia situada em São Bernardo. “Sabem onde eles moram? Em Caieiras-SP.” E completou: “Quando se ama não existe distância.”

Em nome da Liga, o casal Louriano e Márcia Barros, agradeceu a ex-assessora da Jufem, Rosana Silva, do Instituto das Senhoras de Schoenstatt e o assessor do Jumas-SBC, Sérgio Rodrigues, pela motivação e apoio de ambos para a criação de um círculo de casais que deu origem à Liga na paróquia.

Nesse dia histórico, também estava presente a Irmã M. Franciane Castelani, do Instituto das Irmãs de Maria de Schoenstatt, atual assessora da Juventude Feminina no Regional Sudeste.

Veja uma entrevista com o casal Louriano e Márcia Barros:

1.Como foi o processo de criação da Liga em Ferrazópolis? A partir de um grupo de casais (onde a maioria fez parte das Juventudes), formou-se primeiramente um círculo de casais para se conhecer melhor a espiritualidade matrimonial schoenstatteana e depois, então, surgiu a Liga.

2.Quando foi o anúncio? O círculo havia pedido um assessor para a Liga e soubemos desta nomeação em maio deste ano. Queríamos marcar a fundação [da Liga] com uma celebração e presentear ao Pai [Fundador] pelo centenário de sua ordenação.

3.Qual a importância da Liga para a família de Schoenstatt-SBC e para as famílias da paróquia?A Liga de Famílias quer colaborar com a solidificação da família de Schoenstatt em SBC, fomentando o espírito familiar entre os ramos e está à disposição da paróquia para um serviço à pastoral familiar.

4.Que trabalho é desenvolvido atualmente pelos casais? Como Liga não temos nada assumido ainda, mas dois casais (Louriano e Márcia / Rodrigo e Lidiane) se dedicam à catequese dos pais dos crismandos.

5. Quais grupos voltados para casais existem na paróquia ?Há um Grupo de Namorados, com quatro casais, e que termina seu período de formação neste mês (julho) e a Liga de Famílias, com sete casais.

Por: Gilmar Dantas – Grupo Geração

Conheça mais sobre a Liga das Famílias:

FONTE: www.maeperegrina.com.br

Ideal e Missão da Liga das Famílias
Seu modelo, é a Sagrada Família de Nazaré, como comunidade de vida e de amor. Jesus, Maria e José iluminam o caminho de santidade das famílias, a fim de que estas se tornem indicadoras de caminho para tantas outras famílias.

Animadas pela espiritualidade do Movimento Apostólico de Schoenstatt, na força da Aliança de Amor, as famílias recebem a graça de viverem como Igrejas Domesticas, Santuários Vivos de Schoenstatt, tornando-se uma sólida família Cristã, um novo Nazaré. Desta forma se esforçam para serem realmente células vivas para a renovação da sociedade e construir a civilização do amor.

No meio do mundo, na vida quotidiana como casal e como família, podem dar testemunho que é possível ser fiel, ser feliz no matrimônio e como família e,como Maria, pertencer totalmente a Deus. Este é o mais belo apostolado que podem exercer, ajudando muitas famílias a serem também felizes.

Estilo de Vida
Transformar o seu lar, pela aliança de Amor, no espaço de encontro com Deus, como a Mãe de Deus e dos esposos entre si e com os filhos, isto é, em lugar sagrado, em Santuário lar.

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.