Quando o Movimento de Schoenstatt começou, há 92 anos, já existiam jovens empolgados com a idéia de levar a Mãe de Deus a quem não a conhecesse. Anos mais tarde ramos Schoenstattianos foram surgindo e crescendo cada vez mais. Hoje, o Movimento é grande e existe em vários países do mundo com mais de 180 Santuários, onde pela especial presença de Cristo e Maria formam-se pessoas e comunidades capazes de lutar pelo Reino de Deus. Todos os ramos têm sua participação com material pedagógico próprio voltado para sua formação.

Neste último 15 de Outubro, um ramo em especial, a JUVENTUDE APOSTÓLICA de SCHOENSTATT, subdividido em dois, Juventude Masculina (JUMAS) e Juventude Feminina (FUFEM), participaram de uma atividade onde se envolviam mutuamente com um objetivo: chegar ao alto de uma montanha.

A idéia surgiu com a Juventude Masculina (JUMAS) de Jaraguá onde fez uma experiência piloto que levou o nome de CONQUISTA DA MONTANHA. Essa conquista deu certo! No ano seguinte, essa juventude, compartilhou sua idéia com outras cidades. Novamente culminou no sucesso.

Agora, a 3ª CONQUISTA DA MONTANHA foi em Atibaia/SP, na serra do Itapetinga, na conhecida Pedra-Grande. As Juventudes presentes, Bragança Paulista, Campinas, Mairiporã, Jaraguá/SP, Louveira e a própria Atibaia se reuniram no centro da cidade, na igreja São João Batista (Matriz) como ponto de partida. Uma longa caminhada em linha reta se deu, por 1 hora, até o começo da subida. Mas não foi uma simples caminhada: nossa turma se empolgou bastante cantando, conversando, dando risadas, batendo palmas, etc. A trilha possui partes cobertas por uma mata nativa (floresta atlântica) e tendo em sua maior parte uma exposição direta ao sol onde seu solo é de origem vulcânica. O caminho é duro, cansativo, muitas vezes chega até ser um pouco perigoso, porém, o retorno é muito gratificante. A vista de cima é esplêndida. Houve momentos que se escutava: “… ai, juro que não agüento mais.”, mas tudo mudava quando ao alto chegava. Foi um evento muito bom onde uniu ainda mais nosso ramo da Juventude.

Esta conquista ofertamos à MTA pelo “Jubileu das JUVENTUDES DE SCHOENSTATT” 50 anos de JUMAS Brasil e 75 anos de JUFEM.

Atividades desse tipo são importantes para todos os ramos. Um bom Movimento se dá quando se há uma família e, conhecendo uns aos outros, ela surgirá. A juventude não é somente a base da igreja como também o alicerce do Movimento de Schoenstatt. Devemos nos unir mesmo nos mínimos detalhes para fazer a diferença que Schoenstatt necessita.

Para terminar fiquemos com uma frase de quem entende do assunto:

“Juventude é ardor! A Juventude é fogo! A Juventude é tempestade que ruge! A juventude é espírito de sacrifício! Sem jovens nunca existiriam grandes obras! Eu afirmei que Schoenstatt não pode sustentar-se sem ombros juvenis”. Pe. José Kentenich – 1947

]]>

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.