Evangelizando nas universidades

A PUC Minas sediou o 1º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos, EBRUC, nesse mês de Outubro. O encontro organizado pelo Setor Universidades da CNBB contou com 170 participantes, de todas as regiões do país. O evento contou com a presença de D. Geraldo Lyrio Presidente da CNBB, D. Walmor Arcebispo de Minas Gerais, D. Joaquim Mol Reitor da PUC Minas e D. Eduardo Bene do Setor Universidades.

O EBRUC com o lema “Conectando a vida na tela do saber” promoveu diversas oficinas, a conferência “Jesus Cristo Mestre”, uma palestra com o Padre João Batista Libânio e uma festa cultural na última noite do encontro.  Experiência marcante para os participantes também foi a hospitalidade da comunidade de Betim. Os universitários dormiam nas casas da comunidade e relatam experiências gratificantes pela acolhida das famílias.

O principal objetivo do encontro apresentado pela organização foi: “Conectar as várias expressões de seguimento cristão presentes no meio universitário num encontro que reúna a juventude universitária para refletirmos sobre a ação evangelizadora no meio universitário”. Esse objetivo ficou claro no discurso de encerramento da assessora do Setor Universidades da CNBB, Irmã Maria Eugênia Lloris. “O Setor Universidades é plural, os diferentes carismas devem somar para intensificar a evangelização nas universidades.” Os principais movimentos em representação nacional presentes no encontro foram: Emaús, Universidades Renovadas, Focolares, Comunhão e Libertação, Cursílio e Schoenstatt. André Audibert e Paulo Zambolin, do Jumas Londrina, foram representar no encontro Schoenstatt e suas atividades dentro da universidade .

Paulo Zambolin

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.