“José Engling também seja em breve canonizado e assim sejam vencidos todos os obstáculos

que se opõem à eficácia de tua Obra e impedem ver com fé o plano do Pai” (RC 527)

 

Caros Irmãos do Jumas Brasil, as páginas do diário Engling refletem profunda e claramente todos os ímpetos que o Pe. Kentenich proferirá para a novíssima fundação Schoenstatt em 1914. Ao vencer as limitações físicas, os êxitos e os muitos insucessos no apostolado, sua auto-educação e as rudezas da vida de soldado nas trincheiras da Primeira Grande Guerra converteram-se em valiosas contribuições para o Capital de Graças, tornando-se para ele um bem precioso para o crescimento de Schoenstatt.  Ofereceu sua vida por essa intenção no dia 31 de maio de 1918. Veio a falecer em 4 de outubro de 1918, vítima de uma granada, nas proximidades de Cambrai, França.

Nós somos frutos da consagração e entrega de nosso Documento de fundação vivido.  A vida de Engling foi semente fértil, que inspira Vida e Heroísmo na obra de Schoenstatt e por isso com tanto ardor nosso fundador não exita em exclamar “podem se considerar frutos da consagração e entrega de José”.

Olhando a realidade da Juventude Brasileira, na Inauguração do Santuário Tabor, no ano 1948, em Santa Maria – RS, se dirigindo aos Jovens do movimento naquela ocasião ali presentes, faz um paralelo entre eles e a jovem geração fundadora. Nas palavras de nosso Fundador fica clara a motivação para viver de modo radical, coerente e heroico, o que viveu em schoenstatt a primeira geração.

Nos preparando como Jumas Brasil para Celebrar o Centenário de Sacrifício de José, é como se ouvíssemos ressoar novamente a pergunta do Pai. E a nós cabe muito bem recordar suas palavras e tomar uma atitude, pois depende de nós sermos ou não um novo José Engling.

“Tudo depende de se encontrar outro José Engling, que se entregue à Mãe de Deus e se deixe educar inteiramente por Ela. Se for assim, garanto-lhes que a Mãe de Deus e Jesus se estabelecerão aqui, para modelar uma legião de pequenos José Engling. Agora, deveria perguntar-lhes: Quem quer ser o José Engling da América do Sul? Em resposta, digo-lhes que  Nossa Senhora o sabe. Na Santa Missa pedirei a ela que o faço por todos os presentes – que se estabeleça aqui, a partir de hoje, juntamente com Jesus, para que, como ela fez em Schoenstatt, ambos eduquem pequenos santos.” (Pe.Kentenich)

Celebrar o Centenário de Engling, muito mais que fazer memória do Sacrifício de sua vida, significa reconhecer que o Espírito Santo ainda hoje atua por meio de seu exemplo de vida, de entrega e consagração, e que é real sua intercessão junto a Deus. Nós Juventude Masculina queremos seguir seus passos. Passos firmes que se dirigem a luta diária contra as correntes atuais, que destrói a essência do Homem. Aos campos de batalha de nosso tempo, queremos para lutar contra as armas das ideologias que ofuscam a consciência.

José Engling, queremos aprender contigo, queremos viver a herança. A fackellauf nacional será sem dúvidas de Alegria, unidade e celebração da vida desse grande herói. Enquanto Comissão, esperamos com grande alegria, cada participante que vai vivenciar conosco a experiência única da Primeira Fackellauf Nacional, em uma data também única, marcada na história da Juventude Masculina do Brasil, o Centenário de Engling.

Com José Engling, queremos conquistar muitos corações para a Obra Schoenstatt. Com José Engling, queremos entregar nossa própria vida – dia-a-dia, nas coisas pequenas – ao Capital de Graças de nossa querida Rainha Coroada de fogo. Vinculados por Maria!

Comissão Fackellauf

Sobre o Autor