Leonardo Rodrigues – Incendiados pelos 10 anos do Ideal Nacional do Jumas Brasil, 2019 começou animado no Regional Paraná, onde cerca de 70 jovens do Jumas, de nove cidades, partiram rumo à cidade de Arapongas/PR para realizar a Missão Cristo Tabor do dia 13 ao 19 de janeiro. Divididos em três comunidades, os missionários levaram a Mãe Peregrina a todos que necessitam de visita, atenção e carinho.

No domingo (13), pela manhã, os missionários se reuniam para realizar a pré-missão, recebendo dicas e formação para ir ao encontro dos cidadãos de Arapongas. Já no início da tarde, à sombra do Santuário Esmagadora da Serpente em Londrina/PR, pularam e cantaram para serem enviados à missão. Cada missionário conheceu sua dupla de missão e em qual das três comunidades estaria: Divino Mestre (matriz), São José ou São João Batista. Nestes três locais, realizaram com a comunidade oficinas para crianças, jovens e adultos, além do terço e as missas diárias.

No mesmo dia (13), os jovens partiram ao encontro da população araponguense, missionando e participando da missa de apresentação da MCT à comunidade. E dando início ao primeiro dia de atividades da Missão de Fronteira, uma novidade proposta aos missionários neste ano.

Missão de Fronteira: missão de amor

Sendo uma atividade inédita, a Missão de Fronteira levou os missionários para mais perto de três realidades de Arapongas: a Santa Casa de Misericórdia, a Casa de Acolhida São Vicente Palotti que recebe diariamente moradores de rua e o Lar São Vicente de Paulo com os idosos. Três periferias existenciais, como diria o Papa Francisco, que estavam bem perto e que não poder-se-ia fechar os olhos a elas.

Foi verdadeiramente uma missão, onde os jovens puderam trabalhar não somente pondo a mão na massa, mas seguindo o exemplo de Maria segurando Jesus em seus braços, levaram sua presença às pessoas em situação de vulnerabilidade e marginalização social. Como instrumentos da MTA, doaram-se para aquelas pessoas, as quais estavam precisando de algo que é impalpável, mas que move montanhas: o amor. O qual motiva e norteou todas as palavras e ações ali realizadas. Foi uma experiência marcante para missionados e missionários.

Ideal Nacional: dez anos inflamando a Juventude Masculina do Brasil

70 jovens deixaram suas famílias, trabalho e compromissos para dedicar-se ao serviço missionário. Schoenstatt não faz missão, Schoenstatt é missão! Em 2019 o Ideal Nacional do Jumas completa dez anos de formulação, e a Juventude Masculina vive com ardor o “Vinculados por Maria, Fogo do Cristo Tabor”. Estas missões vieram para provar isto, e foram marcadas pela vivência intensa dos seis elementos que constituem este ideal:

Transformando a cidade de Arapongas em um novo Tabor, procuraram transparecer Cristo aos demais. Vivendo a Aliança de Amor com Maria, gravaram esse pacto com letras de sangue e fogo nos seus corações. Vinculando-se uns aos outros como irmãos e com toda a comunidade paroquial, deram graças pelos vínculos familiares e de amizade. Aprenderam o que é ser filhos diante de Deus e pai diante dos homens,vivendo o Puer et Pater. Inflamados pelo Fogo heroico, descobriram que vale a pena deixar o homem velho pra trás e, como a fênix, ressurgir como Homens Novos para formar uma nova Terra Mariana. Pois Maria é a Grande Missionária, Ela realiza milagres e continuará transbordando do Santuário muitas graças, assim como o fez durante toda a semana nesta Missão Cristo Tabor 2019.

Sobre o Autor