Por Andrei Viana

Quem é a pessoa humana? Que Imago Dei é esta que a Doutrina Social da Igreja Católica sempre trouxe em seus escritos? E mais ainda quem é este Homem, que nosso Pai fundador tanto que fosse transformado em Novo?

Vamos por partes!

A DSI toma por base a idéia de Imago Dei, ou seja, imagem de Deus. Recordamos aqui que a “concepção da pessoa humana e do seu valor único, enquanto «o homem (é) a única criatura sobre a terra a ser querida por Deus por si mesma». Nele gravou a Sua imagem e semelhança (Gn 1, 26), conferindo-lhe uma dignidade incomparável” (Centesimus Annus, 11). Não é segredo a história da criação, do pecado original, da universalidade do pecado, mas paramos para refletir a universalidade da salvação? Ela vem muito de encontro ao que o movimento de Schoenstatt a parti do Padre Kentenich propões, umas vez que diz que

“… A doutrina da universalidade do pecado, todavia, não deve ser desligada da consciência da universalidade da salvação em Jesus Cristo. Se dela isolada, gera uma falsa angústia do pecado e uma consideração pessimista do mundo e da vida, que induz a desprezar as realizações culturais e civis dos homens.”(DSI 120)

Portanto aqui se destaca um dos pontos fundamentais da pedagogia de schoenstatt Homens Novos para uma Nova Sociedade, para agir aqui e agora! Valorizando todo e qualquer ser humano pelo ser valor como criação de Deus!

A Igreja ainda nos diz que “entende anunciar e atualizar o Evangelho na complexa rede de relações sociais. Não se trata simplesmente de alcançar o homem na sociedade ? o homem qual destinatário do anúncio evangélico ?, mas de fecundar e fermentar com o Evangelho a mesma sociedade. (DSI 62) e tem algo que mais sintetize a Missão de Schoenstatt?

É cativante perceber como o nosso movimento está tão entrelaçado a Igreja! Se o Homem Novo Schoenstatteano é livre, comunitário, filial e apostólico ele vai de encontro a todo o necessitado, seja qual for a necessidade, para lhe comunicar a boa nova. Seja essa pessoa quem quer que seja ela merece e é nosso dever o tratamento como filho/a de Deus.

Quando nos houve dúvidas de quem afinal é realmente uma pessoa que merece nossa atenção recordemos as palavras do Padre Kentenich:

“Eis aqui o nosso anseio: revestirmo-nos de Cristo, ser como Ele, peregrinar pelo mundo como outros Cristos”¹


¹ Padre Kentenich, A minha vida é Cristo

Sobre o Autor