todos-missionarios.jpgNos dias 18 a 26 de julho de 2008, realizou-se a 5ª “Missão Universitária” da Pastoral Universitária de Londrina. A missão aconteceu na cidade de Primeiro de Maio, na diocese de Londrina.

Esta missão vem se tornando tradicional na diocese e modelo para o Brasil e atraindo cada ano mais jovens dispostos a renunciar uma semana de suas férias para missionar uma cidade e se entregar por Cristo.Nesta edição das missões, contou-se com a participação de 115 jovens e mais três assessores. Os jovens eram de diversas cidades do Brasil, entre elas: Londrina, Ibiporã, Cornélio Procópio, Maringá, Jacarezinho, Arapongas, Rolandia, Lupionópolis, Florestópolis, Barbosa Ferraz, Congonhinhas, Guarapuava, Curitiba, Florianópolis, Santa Maria e Bauru. E os assessores eram o Pe. Vandemir de Londrina, Pe. Afonso de São Paulo e Pe. Jorge de Barbosa Ferraz.Os jovens ficaram divididos em quatro comunidades espalhados pela cidade de Primeiro de Maio, sendo que uma estava localizada em um distrito da cidade, chamado Ibiaci.

Cada comunidade ficou responsável por missionar uma parte da cidade e realizar atividades com: crianças, jovens e adultos; além do terço e da missa diária. Isso tudo acontecia em quatro lugares diferentes da cidade e ao mesmo tempo, assim a cidade estava repleta de atividades missionárias e evangelizadoras. A rádio FM LUAS também dispôs-se a deixar espaços livres na programação para que os missionários pudessem ocupar e desenvolvendo programas para a comunidade.

Todos os jovens saiam de duplas ou trios com a Mãe Peregrina nos braços para visitar as casas, levando atenção e amor as pessoas, o anúncio do Kerigma, a leitura da bíblia e fazendo orações pelas famílias e abençoando seus lares com a aspersão da água benta. As pessoas recebiam com alegria os jovens e ambos depois de alguns minutos de conversa aprendiam algo, uns com os outros.

Também durante a semana missionária, houve a noite jovem, um grande momento com músicas, apresentações e adoração ao santíssimo com grande participação dos jovens da comunidade e jovens vindos de outras cidades fronteiriças.A cidade já possui um grupo de jovens, mas com as missões, este grupo pode crescer e se fortalecer mais ainda para caminhar rumo à conquista de novos jovens em Primeiro de Maio.No final da missão, pode ser visto que ela estava dando certo. Todas as casas foram missionados, a cada missa e reunião de crianças, jovens e adultos havia mais participação da população. Também foram enviadas algumas Mães Peregrinas, já que na cidade a campanha é bem organizada e grande parte da cidade a recebe.

Os missionários ao fim das missões estavam cansados, alguns doentes, entretanto, todos felizes, pois dedicaram cada dia daquela semana de suas curtas férias, totalmente para cumprir esta missão, esses jovens se entregaram gota a gota de seu sangue por Cristo, para poder mudar algo na vida das pessoas de Primeiro de Maio e fazer que eles ardessem um pouco mais por Cristo, como eles arderam nesses dias, como uma tocha repleta do amor de Cristo.

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.