Que todos os espíritos se unam na verdade e os corações no amor

Caminhamos em tempos de alegria, com eventos cada vez mais envolventes, concretizações de ideais, comemorações de datas inesquecíveis. E é neste clima de felicidade que nossa Juventude celebra mais um dia especial: 8 de Julho de 2010. Nesta última Quinta-Feira, o JUMAS de Ibiporã e Londrina se reuniram para celebrar o “Centenário de Ordenação do Pe. Kentenich”.

O momento se passou em torno do Santuário Esmagadora da Serpente, situado em Londrina. Iniciamos com a Santa Missa na Capela Histórica, dentro do Colégio Mãe de Deus (no mesmo terreno do Santuário), lugar onde o próprio Pai Fundador celebrou missas com as irmãs de Shoenstatt. A celebração foi feita pelo nosso assessor regional, Pe. Afonso Wosny, com direito a uma homilia especial destacando cada virtude de nosso Fundador. Demonstrou seu amor a Igreja desde que começou seus estudos religiosos. Ordenado por Monseur Vieter, Pe. Kentenich sempre se prontificou a atender qualquer pessoa, revelando seu carisma cativante, sua habilidade de fazer com que todos ao seu redor queiram segui-lo.

Após o termino da Santa Missa, nos dividimos em grupos para fazer uma rápida reflexão sobre como devemos buscar a santidade, tomando o Fundador como exemplo, um objetivo a ser alcançado. Também assumimos o compromisso de nos aprofundar em seus conhecimentos, ser um modelo para a sociedade, se diferenciar dos massificados, levar o Fogo adiante.

Como prova deste compromisso lançamos uma placa, ao lado da Imagem do Pe. Kentenich, com o texto:

“Que todos os espíritos se

unam na verdade e os

corações no amor”

08-07-1910 – 08-07-2010

Centenário de Ordenação

Sacerdotal do

Pe. José Kentenich

Pai, nossa juventude assume tua missão!

Juventude Masculina de Schoenstatt

Essa placa, fixada em uma pedra, demonstra como nós, Juventude Masculina de Schoenstatt, iremos seguir nosso caminho espargindo o amor da Mãe: unindo espíritos e corações como fez José Kentenich.

Terminaremos os dias renovados, querendo ser o mais próximo possível de nosso Mestre, pois foi graças a sua atitude, a seu amor por Maria, a sua confiança completa na mão de Deus, que estamos aqui. Uma frase dita pelo Papa João Paulo II que caracteriza seria: “Uma sincera devoção a Maria faz crescer um frutífero amor à Igreja. A vida de vosso Fundador é testemunha desta verdade”.

Para completar essa noite ainda tivemos dois momentos muito importantes. Realizamos a passagem da Peregrina do Jumas Londrina do grupo dos universitários do Mateus para a Comunidade dos Padres, onde ficará nas próximas duas semanas. E também enviamos Otávio Cezarini como representante do regional Paraná no Encontro Ibero-americano do Jumas, que está acontecendo em Tuparendá durante esta semana, encerrando com a Toma de Túnica dos nossos noviços no próximo dia 17. É muito bom lembrarmos que a exemplo de José Kentenich, que se entregou totalmente à Igreja, quatro brasileiros receberão a Túnica de Sião, com a qual realizarão seus trabalhos apostólicos nos próximos anos. Na próxima semana traremos noticias de como foi a cerimônia.

Que o amor que o Pe. Kentenich teve pela igreja, representado até hoje em seu túmulo (Dilexit Eclesiam – Ele amou a Igreja), seja presente em cada membro de nossa juventude, se propondo a levar Cristo Tabor a todos. Um abraço a todos Schoentattianos, que o próximo Centenário seja tão memorável quanto este.

“Vinculados por Maria, Fogo do Cristo Tabor!”

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.