No dia 4 de dezembro, a Juventude Apostólica de Schoenstatt de Ibiporã realizou o III Schoenstatt em Ação na cidade. A grande novidade esteve por conta do local, que saiu da praça central do município para um bairro carente. As ações foram realizadas no pátio da capela local e contou com a ajuda da comunidade.

O Schoenstatt em Ação aconteceu pela primeira vez em 2009 sob iniciativa do Jumas, ainda com o nome “Jumas em Ação”. Percebendo a oportunidade de crescimento, a Jufem assumiu a tarefa e hoje o trabalho é um dos mais importantes em Ibiporã, envolvendo uma grande quantidade de pessoas e variadas atividades.

As atividades promovidas foram de orientação médica e fisioterápica; escovação (com distribuição de escovas de dente); orientação jurídica; meio ambiente (distribuição de mudas e pedra sabão) e a barraca do Movimento, de caráter institucional. De novidades, as orientações psicológicas e administrativas contribuíram para a diminuição de gastos e conquista de emprego. Outra inovação que marcou o dia foi a “abertura oficial do evento” com uma missa, junto aos fiéis.

Conforme passam as edições o evento vai sendo incorporado com novas iniciativas. Se a grande novidade deste ano foi “interiorização” do Schoenstatt em Ação outros pontos surgem latentes como a necessidade de dar continuidade ao projeto, que a princípio, é uma ação global de apenas um dia. Para isso, foi decidido juntamente à juventude de Londrina que as próximas atuações do Projeto Missão Saúde (projeto social da Juventude de Schoenstatt criado neste ano) será neste bairro – Taquara do Reino -, de Ibiporã, que receberá auxílio constante na área da saúde pelos universitários da juventude.

Otávio C. Ávila – Jumas Ibiporã