“Um Jumas que reza, se entrega, se forma e age”

Mesmo diante ao cenário atual, de dificuldades e preocupações, o Jumas Jaraguá tem buscado trabalhar de diferentes maneiras, para a formação de seus integrantes e o bem em comum. Abaixo, listamos diferentes linhas dos trabalhos realizados.

  • Oração: Nessa quarentena muitos encontram dificuldades em sua vida de oração, porém no mês de Junho, foi alcançada a marca de 15.000 Ave Marias rezadas no Capital de Graças interno do ramo.
  • Diálogo: Ontem (11 de Julho), foi realizada uma conversa muito produtiva do ramo com o assessor, Pe. Gustavo Hanna, abordando diversas dúvidas recolhidas dos jovens. Entre os assuntos, esteve presente o ato sexual antes e pós casamento; pecado e reconciliação; vida de oração; posicionamento de “um Jumas” frente a assuntos atuais e suas escolhas; história da igreja e heróis de Schoenstatt; ciência x religião; entre outros.
  • Formação: Além da conversa (citada anteriormente), temos conseguido manter de forma muito positiva todas as reuniões de Pioneiros e Aliados/Apóstolos. Foi realizada também a reunião do Círculo de Dirigentes.
  • Solidariedade: Cinco integrantes do Jumas realizam no presente momento, de forma independente, um projeto que visa a arrecadação de 75 cestas básicas que serão direcionadas a famílias carentes do bairro. Outros integrantes fazem parte do projeto solidário “Ser tudo para todos” que através de ações sociais, ajudam aos mais necessitados com a missão de “promover mudanças nos corações para causas relacionadas ao amor ao próximo” – trecho retirado da carta de apresentação do projeto.

Fora os eventos citados, também foram realizados um terço online e lives no perfil do Instagram, e vivências internas da Juventude Apostólica. Ainda vale citar a participação na Novena Jovem, iniciativa de quatro jovens (dois Jumas e duas Jufem) do regional Sudeste e Paraná, pelo fim da pandemia.

Além de partilhar um pouco da vida do nosso ramo, todas essas informações foram citadas, como forma principal de incentivo e, para mostrar que podemos realizar (dentro das limitações) mais do que imaginamos, mesmo com as dificuldades encontradas nesse momento.

Nossa principal ferramenta como cristão sempre será a oração, mas para além de rezar, pensar e falar, podemos também AGIR, como relembrou o assessor regional na missa do Jumas Sudeste. Claro que é necessário ter como base qual mensagem se passará através de nossas ações, que sejam de entregas verdadeiras e ter consciência dos princípios e ideais que carregamos.

Assim seguimos, unidos em oração e ação, buscando a construção de personalidades autênticas e, através da entrega e do serviço desinteressado ao próximo, estarmos mais próximos de um “Sião de Homens Novos”.

“Vinculados por Maria, Fogo do Cristo Tabor”

Texto: Leonardo Leite – Jumas Jaraguá

Sobre o Autor