Nos dias 13 e 14 de Julho (sábado e domingo), realizou-se no Santuário Tabor Magnificat em Curitiba, o X ACAMPIO – Acampamento dos Pioneiros de Schoenstatt, com a presença de 6 Pioneiros novos, que teve como lema: Nada sem Vós, Nada sem nós. Por volta das 08:15 da manhã, 15 Pioneiros com seu dirigente Keylon Tavares, após termos rezado junto com os pais e responsáveis, partimos de van, da Paróquia São João Batista, em direção ao Santuário para participarmos e vivenciarmos mais um acampamento. Em um clima descontraído e amigo, e com o sol nos presenteando com sua beleza e calor (pois já á tempo não aparecia), chegamos por volta das 09:00 e montamos o Santuário-Acampamento com a oração inicial de entrega e explicação dos sinais de apito, atitudes e regras, que deveriam prevalecer durante o acampamento, para boa convivência e espírito de partilha e vinculação.Após explicação, nos dirigimos para o bosque e iniciamos a primeira etapa da gincana, cujo objetivo seria pegar lenha seca e colocar em sua cor da equipe em um determinado tempo.

Em seguida, enquanto nós preparávamos o almoço com a ajuda do aliado Guilherme Konopka, os Pioneiros jogaram o esperado futebol, com bola e traves novas cedidas pelo nosso irmão Mauricio Zaninetti. Depois de gastar energia no esporte, todos agradecemos o alimento e saboreamos um strogonoff de frango com arroz e houve um tempo livre para descanso.Logo mais á tarde, por volta das 14:00, começamos á preparar os materiais para a tão esperada prova da torta na cara com perguntas sobre a formação e o itinerário dos Pioneiros. Quem errava ou não sabia, levava tortada! Terminada a gincana da torta, iniciamos o jogo “Batalha Naval”, em que os Pioneiros imóveis, deveriam acertar em seus oponentes, um ovo e ganharia mais ponto a equipe que acertasse mais “navios Pioneiros”, mediante uma coordenada e com a condição de não se mexer do lugar.
Terminada as gincanas, todos os Pioneiros foram tomar banho e aguardavam a noite chegar para então, acender a fogueira. A noite chegava e com a presença dos nossos irmãos, Alex de Souza (líder de ramo) e o nosso irmão Universitário André Silva, e nosso irmão Guilherme Konopka, prepararam um saboroso X-salada e ao redor da fogueira, agradecemos e partilhamos o dia e de quebra de sobremesa assamos o famoso marshmallow.

Logo após o jantar, os Pioneiros aguardaram ansiosos a terceira parte da gincana: o caça ao tesouro. Dessa vez, um pouco mais difícil e com obstáculos como charadas com relação ao Santuário e ao nosso Irmão maior, José Engling. Os grupos foram bem disputados, mas no fim, apenas uma equipe achou o tesouro e escolheram dividir com todos, com espírito de amizade e família.
Terminado o caça ao tesouro, e em um clima mais tenso, os Pioneiros foram provados na Tribuna de Honra, testando seus conhecimentos sobre as etapas ao qual estavam preparando-se durante a formação nos encontros de sábado na Paróquia. Para minha alegria e emoção, todos tiveram resultados louváveis e prosseguimos então para o teste de coragem, apenas com uma vela nas mãos e com a confiança em si mesmos e na Mãe de Deus, eles deveriam atravessar o bosque na penumbra, chegar até a capelinha e pegar uma imagem da Mãe trazendo-a novamente para fora do bosque. Só que, desta vez, a imagem da Mãe estaria em outro lugar, ao qual eles nem imaginavam… Prosseguimos em duplas para o Santuário e somente com a vivência, compreenderem que, primeiramente a Mãe habita em nosso coração. Renovamos nosso compromisso batismal na fonte das 3 graças junto ao Santuário e prosseguimos com a vivência em que, com uma medalhinha da MTA, as duplas apadrinhavam-se e ficariam à partir daquele momento, responsáveis um pelo outro, de mantê-lo participando dos Pioneiros e com a entrega do Capital de graças do dia, renovamos nosso compromisso com a Mãe de Deus, acolhendo também a noticia que , talvez um membro do nosso grupo, o Pioneiro Vinicius Deniz, tenha que se mudar para São Paulo e com algumas palavras, tentando conter as lágrimas, nos consagramos á Mãezinha, encerrando assim o dia.No domingo, acordamos em silêncio, e até o momento da oração da manhã, olhamos para nosso interior, nossas faltas, entregando o dia á Deus e a Mãe. O dia seguiu com as reuniões dos grupos para a conquista da camiseta, e do anel do lenço, assim como, os novos Pioneiros foram nesse momento acolhidos no grupo.Almoçamos e logo mais por volta das 15:30, os pais e responsáveis chegaram ao Santuário e junto com os Pioneiros, tomaram um lanche, houve ocasião para o agradecimento do dirigente Keylon ao apoio dos pais e de um breve relato de como havia sido o X ACAMPIO.

O X ACAMPIO terminou com “chave de ouro” e muitas bênçãos da Mãezinha, pois, juntos participamos da Missa em ação de graças e durante a celebração os Pioneiros receberam suas conquistas – Camiseta (alguns Pioneiros) e o Anel do lenço (demais Pioneiros), para darem continuidade na sua formação e amor á Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt!!!

PIONEIRO DE SCHOENSTATT, ABRE CAMINHO!!!

 Por: Keylon Tavares / Alex Souza

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.