Nos dias 27 e 28 de Março, aconteceu no Santuário Tabor Magnificat em Curitiba o “Acampamento do Novo Grupo dos Pioneiros de Schoenstatt”. Saindo todos juntos no sábado, com a ajuda do Jumas da Paróquia São João Batista, ao todo, 7 meninos com idades entre 8 e 13 anos, participaram com muita alegria e disposição de dois dias de intensas atividades, onde tudo para eles era uma nova descoberta e uma nova conquista.O tempo chuvoso não desanimou nenhum deles. Formando duas equipes (vermelha e amarela), os Pioneiros, junto com os dirigentes Keylon, Luan, Rafael, Bernardo e Maurício, montaram o Santuário Acampamento com o Hasteamento da Bandeira e Hino dos Pioneiros de Schoenstatt. As duas equipes tiveram que passar por diversas tarefas, testes e provas. Dentre as provas, que sempre tinham uma pontuação, estavam: Pegar lenha para a fogueira, torta na cara, corrida do ovo na colher, guerra com bexiga de água, capture a Bandeira e muitas outras, em que cada equipe tentava ser a mais rápida possível, para assim ser a vencedora nas provas e ganhar mais pontos.

No Sábado, após muitas atividades, todos montaram as barracas e a fogueira, e ao redor dela, com muita descontração, comeram um bom Cachorro-Quente, participaram de um Caça ao Tesouro e por volta das 23:00 os Pioneiros tiveram que vencer os seus medos e chegar confiantes, em meio á escuridão, somente com uma vela nas mãos, até a Mãe Rainha no Teste de Coragem…Um deles, Thiago de 12 anos disse: “ Vou entregar meu medo para a Mãezinha e eu vou conseguir passar esse teste”.Terminando o dia (Sábado), os Pioneiros e Dirigentes, se reuniram no Santuário e juntos fizeram a Oração da Noite, onde, houve um momento de formação, com explicação dos Símbolos do interior do Santuário…um dos Pioneiros, Gabriel de 10 anos, ao entrar no Santuário disse: “ Me sinto como se alguém tivesse me apertando”, e explicamos que isso que ele sentia, era a graça do abrigo.No domingo, já descansados e com muita disposição, jogaram futebol e tiveram uma segunda etapa da formação com explicação da vida de José Engling e do Pe. José Kentenich, sobre a Bandeira dos Pioneiros e sobre a Pira. Ainda com muito fôlego, os Pioneiros e dirigentes, passaram por uma tarefa, em que todos, já cansados, teriam que vencer a preguiça e arrumar seus pertences, desmontar as barracas e arrumar toda a casa onde ficamos.

No domingo, ao final do acampamento, foram contados os pontos e houve a premiação das equipes e desmontagem do Santuário Acampamento com o Hino dos Pioneiros e todos depois participaram da Santa Missa do Domingo de Ramos, encerrando assim todas as atividades. Muito agradecidos por tudo ter sido abençoado por Deus e a Mãezinha, os Pioneiros e Dirigentes, deixaram o Santuário em direção ás suas casas com vontade de sobra para participarem dos Encontros e dos próximos Acampamentos. Pioneiros de Schoenstatt, Abre Caminho!!!!

Por: Keylon Tavares

Pioneiros 4 Pioneiros 2 Pioneiros Pioneiros 3

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.