Após duas pré-missões de preparação e muitos capitais de graças oferecidos, nos dias 3, 4 e 5 de Maio de 2013, em Curitiba, aconteceram as Missões Magnificat, que foi o primeiro grande passo para as Missões Familiares aqui em nossa cidade. O Grupo Missionário Magnificat foi composto pela Juventude, as Famílias, as Irmãs de Maria, os Padres (Afonso e Ivan) e também algumas pessoas convidadas. Foi histórico! Ficará para sempre em nossas memórias estes momentos de graça presenciados durante todo o fim de semana.

O evento teve início, na sexta-feira, dia 03/05, às 20h com a Missa de Envio no Santuário Tabor Magnificat. Após, o tão esperado envio, sempre tão marcante e alegre, com o anúncio das Famílias Missionárias (que eram em 5 no total). Também, houve a oração no Santuário e em seguida nos dirigimos ao ônibus que nos levaria ao local em que ficaríamos hospedados durante as Missões: a creche Cantinho do Sol, que tem os devidos cuidados das Irmãs. Chegando na creche, tivemos a graça de poder ter em nosso meio um Santuário-Lar e termos o primeiro momento no mesmo, marcando o início desse grande apostolado. Em seguida tivemos o jantar, uma breve apresentação de cada um e a explicação do cronograma a ser seguido durante estes dias. Tivemos o momento de espiritualidade, a mostra do nosso capitalário (com os feijões) e o primeiro momento de conversa de cada Família e seus filhos, lembrando que o tema das missões foi: “Família, escola de fé!”. Depois todos foram descansar.

No dia seguinte, sábado, dia 04/05, acordamos cedo e nos dirigimos à Capela para iniciar-se o dia com uma oração, inclusive com a leitura orante (a Lectio Divina). Cada um recebeu um caderninho, para que pudessem ser feitas anotações a qualquer momento durante as Missões (de algo que chamou a atenção, sensações, pensamentos diversos, etc). Foi servido o café da manhã e depois nos dirigimos à Capela para darmos início ao Envio, antes de sair pela primeira vez missionar em nossa cidade. Vale ressaltar que missionamos as casas das famílias das crianças que frequentam a creche, então, a maioria nas proximidades de onde estávamos, no bairro Cajuru. Após finalizar estas, partimos para as outras casas em volta. Após o Envio, sempre muito bom e enérgico, nos consagramos à Mãe de Deus e foi feita a oração em cada Família, sendo divididas também as duplas para missionar. O primeiro dia de Missão foi bastante proveitoso, com algumas surpresas acontecendo e isso que é a graça das Missões, pois se vê claramente o sinal da Divina Providência agindo fortemente a todo instante. Depois do almoço, por volta das 14h30, na Capela, cada Família pode ter o seu momento de partilha sobre este primeiro dia. Às 16h iniciou-se as Atividades com Crianças, Jovens e Adultos na creche. Foi muito bom presenciar as crianças se divertindo com as brincadeiras, o teatro e a participação do “Super Missionário”; a Reunião de Jovens com dinâmicas, músicas e reflexões sobre o Querigma (que era o tema que deveria ser trabalhado bem nessas missões, seja nessas oficinas, quanto nas casas); na Reunião de Adultos tivemos a comparação em grupos, sobre Famílias com relação à Ética e Fé (a presença ou ausência de algum ou de ambos os elementos) e um breve teatro sobre os temas. Às 18h tivemos a Santa Missa na Creche, com a presença de todos. Às 21h foi servida a janta e após houve o momento de espiritualidade, que certamente ficará marcado forte no coração de todos para sempre!

Nesta vivência da noite nos lembramos do “Lava-pés”, em que Jesus, com um gesto muito humilde lavou os pés de seus discípulos amados. E neste dia, cada Família pode reviver este com seus membros, ou seja, os Pais com os filhos e também os filhos com os seus Pais. Realmente algo emocionante e que marcou muito, pelo fato das lembranças que temos em relação à nossa Família real. Após, tivemos a exposição do Santíssimo e a adoração até a madrugada. Momento de graças e bênçãos, terminar um dia maravilhoso com Jesus em nosso meio, não há preço que pague toda essa emoção e alegria.

No domingo, dia 05/05, a parte da manhã foi semelhante à que foi sábado. Pudemos perceber o quão abençoado foi, mesmo que durante pouco tempo juntos. Tivemos nossa última refeição juntos, como Grupo Missionário Magnificat. Depois do almoço, começou a arrumação das coisas para então fazermos o Balanço Final das Missões, onde cada um pode dizer aquilo que mais marcou em sua vida e o que levar adiante da mesma. Alguns pontos principais ouvidos nessa partilha: Participação dos ramos nas Missões; povo Curitibano (considerado frio e seco) recebendo bem a nós; boa participação nas atividades; famílias formadas; ação da Divina Providência; vivência da noite anterior (marcante); confiança no futuro; testemunhos e agradecimento às Irmãs pelo lindo trabalho apostólico; protagonismo e entrega, etc. Às 17h tivemos a Missa de Encerramento, que contou inclusive com a Relíquia do nosso querido Servo de Deus, Beato João Paulo II, cuja está na Paróquia São João Batista e que está peregrinando também por nossa cidade e em outros lugares do Brasil.

Enfim, as Missões foram um sucesso! O teste foi aprovado e ano que vem, 2014, o Centenário da Aliança de Amor, Curitiba terá as Missões Familiares em Fevereiro! Todos estão cientes da importância deste fato e o sonho que tínhamos de fazer essas missões aqui, como Família Apostólica de Schoenstatt! Obrigado a todos que nos ajudaram e certamente é apenas o começo de muitas bênçãos que estão reservadas para nós! Temos de ser protagonistas e heróis em nossa cidade, atrair novos corações e mostrarmos a força da Aliança de Amor! Que Deus e a Mãe continuem guiando nossos caminhos com a devida unção e perfeição! MPHC!

“Ela é a grande missionária, Ela realizará milagres!”

Por: Alex Souza

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.