No dia 22/09 foram realizadas na Paróquia São João Batista, em Curitiba, a Missa da Juventude e uma reunião de formação, sendo tais consistidas no objetivo de se estimular a participação dos jovens na liturgia, música, na assembleia e também na preparação espiritual para a JMJ Rio 2013 junto à proteção do nosso amado Cristo Tabor.
Durante a homilia, nosso Pároco, Pe. Zdzislaw Malczewski retratou acerca dos jovens, que devemos sempre (mesmo com os nossos compromissos mais diversos, como estudos, trabalho, etc) manter viva a fé, a esperança e a entrega de nossa vida aos cuidados da Divina Providência, pois é maravilhoso poder presenciar e sentir a graça de Deus agindo na vida de cada pessoa, mesmo nas dificuldades e obstáculos que aparecem na caminhada. Portanto, devemos ser fortes e confiar sempre! Mantendo assim a fidelidade!
No ofertório, entraram em procissão (trazidos por membros do JUMAS e da JUFEM) a cruz, o ícone de Nossa Senhora e a bandeira da JMJ, os quais ficarão em um lugar especial na Paróquia, tudo isso para demonstrar o nosso compromisso e esforços para com esta causa e destacar a força da juventude rumo a essa grande missão! Ao final da missa, cantou-se a Consagração à Mater e após todos se dirigiram para o Centro Pastoral João Paulo II (Salão Paroquial), local onde iria ocorrer a reunião com a participação do Pe. Valdir, que trabalha na Arquidiocese com a juventude.
A reunião teve início com uma oração, conduzida pelo Pe. Zdzislaw e então o mesmo pronunciou algumas palavras, com relação aos nossos preparativos para a JMJ, assim como a participação e todo o apoio paroquial que for necessário a tal. Também a importância da Missa Jovem e o número de jovens presentes nessa reunião, que mesmo não sendo muitos, procurou evidenciar a seguinte expressão: “Não importa a quantidade, mas sim a qualidade”. Ficou também estabelecido para que nos esforcemos no chamado a mais jovens para participar destas reuniões, assim como animar toda a comunidade para essa Jornada, principalmente na questão de “passar a mensagem” e tocar no coração de todos! Após, foi passada a palavra para o Pe. Valdir, que se apresentou e falou um pouco do seu trabalho com a juventude, ressaltando pontos importantes, como: acolher os peregrinos (sendo alguns destes, poloneses); a comparação com algumas paróquias (devido à participação mais intensa de algumas juventudes e outras nem tanto assim); apoio dos padres; Bote Fé, Festa da Luz e outros eventos; pontos da última reunião com representantes do setor juventude; a mobilização e organização que devemos ter para com esses assuntos todos da JMJ (remetendo-se também às comissões formadas); Semana Missionária; arrecadação de fundos, etc. Aproveitando o momento, houve uma série de perguntas e respostas, para tirarem-se algumas dúvidas que haviam surgindo e as que estavam pendentes. Tanto o JUMAS quanto a JUFEM puderam expor a situação de momento (quanto aos preparativos também para os seus respectivos Encontros Internacionais, questão de preço, comissões organizadoras da Paróquia e no Santuário, entre outros assuntos) nessa caminhada. Ao final, Pe. Valdir agradeceu a presença de todos e reforçou o convite para continuarmos fortes nesse processo e também participando com muito entusiasmo dos eventos preparativos realizados pela Arquidiocese de Curitiba.
Para finalizar, foi feita uma pequena vivência, a qual consistiu em mostrar através dos símbolos e lemas, cada uma das JMJ realizadas até hoje. Apagaram-se as luzes, e, enquanto todos refletiam em silêncio, foi tocado o hino oficial da JMJ 2008 (esta foi realizada em Sydney, na Austrália), intitulado “Receba a Força”. Então cada um teve a oportunidade para conhecer os símbolos das jornadas (aos quais estavam expostos em um espaço) e após escolher qual mais lhe interessou para poder ser partilhado posteriormente com todos. Ao som de “Nova Geração”, do Pe. Zezinho, todos se abraçaram e encerrou-se o encontro com o grito do MTA.
A missão nunca deve parar! Estamos unidos e fortes em preparação para essa JMJ. Temos de ser protagonistas, na força da Aliança de Amor! Sabendo sempre aceitar os planos divinos e caminhar firme mesmo em meio à cruz, pois assim como dizia o nosso amigo e Pai Fundador, Pe. José Kentenich: “Com a mão no pulso do tempo e o ouvido no coração de Deus”. Tudo por Schoenstatt! Jesus Cristo nos espera! Basta cada um dar o seu SIM!

Por: Alex Souza

  

Mais fotos aqui.

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.