Dias 16 e 17/02/13 no Santuário Tabor Magnificat, em Curitiba, aconteceu o retiro da Aliança de Amor de mais um grupo de vida do nosso Jumas Curitiba, sendo este de universitários. São 6 novos corações entregues aos cuidados de nossa Querida Mãezinha. Ambos foram preparados por seu dirigente Renan Gallotti (atual líder do ramo) durante 1 ano para este grande momento, e eis os nossos grandes guerreiros: Andre Silva, Eduardo Jardim, Giovane Negrini, Guilherme Leonel, Jonathan Simioni e Tiago Almeida. Também, para esta data tão especial, podemos contar com a presença do nosso amigo e assessor do Regional Paraná, Padre Afonso Wosny.

O retiro começou com a oração inicial no Santuário às 16h, onde todos puderam fazer as suas primeiras preces e também se consagrar à Mãe de Deus, pedindo bênçãos que estariam por vir neste final de semana. Após, todos se dirigiram à Sala de Reuniões para iniciar, com muito entusiasmo, este encontro, mas antes, diante da peregrina, fizemos um momento de oração em que cada um colocou uma intenção sobre este momento de selar uma Aliança de Amor com a Mãe e também nos lembramos do nosso querido Padre Benedykt (da nossa paróquia) que faleceu nos últimos dias. Às 17h, o grupo teve um tempo para escolher um objeto qualquer lá fora e depois retornar para o local, a brincadeira resultou em que cada membro teria um “fardo”, isto é, não poderia se desgrudar desse objeto até a hora determinada e, portanto, andar sempre com ele. Em seguida começaram as formações, sendo a primeira destas conduzida pelo integrante do Jumas, Alex Souza, tendo como tema o Documento de Pré-Fundação de Schoenstatt. Essa parte serviu mais para relembrar o que está escrito neste documento e a relação de tal com a aliança do grupo, bem como a comparação vivenciada no mundo cotidiano. O dirigente Renan também fez uma pequena dinâmica, relacionada ao tema, para que o grupo montasse um quebra-cabeça, ou seja, uma sequência de passos que representavam a construção e o fortalecimento de Schoenstatt, resultando a figura em um Santuário. Assim, também o Pe. Afonso fez os seus devidos esclarecimentos e tirou algumas dúvidas que estavam pendentes entre os meninos. Às 18h30 tivemos a parte do Testemunho, conduzida por Elder Semprebom, em que o objetivo era justamente saber como é a essência de se ter uma vida de aliança, o que isso interfere em sua caminhada de fé, a representação, definição e o sentido de amar e confiar plenamente na Mãe de Deus, em toda circunstância. Por volta das 21h foi servido o lanche da noite e em seguida dado início a outro momento, chamado “Minha vida, uma história de aliança”, em que cada um deveria refletir e colocar no papel quais os fatos que mais marcaram em toda a sua vida, as pessoas que mais influenciaram nessa caminhada, relação com Deus e também a questão dos valores (positivamente e negativamente, desde a infância até chegar a juventude). Feito isso, todos se dirigiram ao Santuário e lá houve uma partilha sobre esse tema. O padre expôs o Santíssimo e todos puderam ter o seu momento de graça com Ele, enfim, é bastante forte se ajoelhar diante de Jesus e entregar tudo o que nos aflige, assim como rezar pelo fortalecimento da fé e estar com o espírito renovado para a conquista da Aliança de Amor. Assim, cada um foi entregando seu “fardo” e ao final, deveria pegar um envelope escrito com o respectivo nome. E assim todos foram lendo as cartinhas que seus amigos escreveram (e a emoção foi bastante percebida nesta hora, muito forte). Mais tarde, o padre deu a benção com o Santíssimo e encerrou-se o primeiro dia de retiro.

No domingo, às 8h, todos acordaram e às 8h30 foi feita a oração da manhã no Santuário com um clima de bastante alegria e calma no coração. Às 9h foi servido o café e após iniciou-se o momento de Liturgia Penitencial, ao qual consistia na reflexão do seu exame de consciência em relação à vida (os erros, dificuldades, ambições, a relação com Deus, com o próximo, etc) para então fazer a sua confissão sacramental. Às 13h30 foi servido o almoço. Às 15h o grupo se reuniu para ensaiar o Rito da Aliança, foi servido um lanche e logo depois iniciou-se o momento da Motivação para a escrita da Oração da Aliança, portanto, cada um foi (em silêncio e com muita concentração) fazendo a sua. Foi destinado o tempo seguinte para o banho e arrumação dos guerreiros, enquanto isso o tempo lá fora era de muita chuva (momentos antes do início da celebração) e representava coincidência e Divina Providência, pois em todas as Alianças de Amor (nos últimos anos) do nosso Jumas, choveu. Todos aguardavam ansiosos por este momento, a preparação já havia sido feita e faltava muito pouco para a alegria estar completa!

Às 19h iniciou-se a Missa da Aliança de Amor, com a entrada dos 6 integrantes carregando a bandeira do Jumas, apenas o começo das dádivas que ainda estariam por acontecer nesta noite. Seus familiares, amigos e a Juventude de Curitiba estavam presentes a este evento tão importante na vida de cada um de nós (inclusive aos que já selaram a Aliança). Na homilia, Pe. Afonso Wosny proferiu muitas palavras de incentivo a estes bravos guerreiros, de missão, força no apostolado (citando inclusive a atuação em nossa Paróquia São João Batista), como também a emoção de estar participando e conhecendo melhor estes novos irmãos de aliança. Após a homilia, o dirigente Renan fez uma homenagem aos seus dirigidos através da apresentação de um vídeo, com fotos destes (algumas engraçadas, para descontrair) e também com outras especiais, que refletem o momento de alegria que o grupo passou até esse o tão esperado dia. Então, o padre aproveitou e também deu um presente a cada um deles: a fitinha do ideal do Jumas Brasil, para que eles possam honrar tal com bastante heroísmo em suas vidas. No ofertório, entraram em procissão as cruzes da unidade que seriam entregues aos guerreiros como lembrança da sua aliança. Na oração do Pai Nosso, todos se deram as mãos e os 6 guerreiros subiram e ficaram em torno do altar, demonstrando a união e a emoção desse momento mágico. Tivemos o abraço da paz e em seguida deu-se inicio à parte da comunhão, e os meninos puderam comungar em duas espécies (representado pelo corpo e o sangue de Cristo). Ao final, todos se dirigiram, cantando com muita felicidade, ao Santuário, local onde seria o Rito de Aliança (e a Mãe cuidou perfeitamente, pois a chuva forte havia parado). E então, após as devidas apresentações e continuação do rito, os 6 jovens puderam selar sua Aliança de Amor com a nossa Querida Mãezinha. O Padre Afonso abençoou as Cruzes da Unidade e todos foram recebendo a sua cruz e assinando o livro da aliança (super emocionante). Para encerrar, Andre Silva, em nome do grupo, disse algumas palavras e entregou um presente para o seu dirigente Renan, como prova da sua dedicação e irmandade para com todos eles nesse momento tão importante e fundamental na vida deles. Foi cantada a consagração e dada a bênção final. Houve uma “sessão” de fotos com o grupo, assim também com todos os membros do Jumas Curitiba presente na celebração. Finalizando, com muita alegria, ao maior estilo JUMAS de ser, fomos à estátua do Pai Fundador para cantar o Franz Reinisch, soltar o grito do MTA, o ideal, cantar “O Mundo Todo é Nosso Campo de Batalha” e o “Loco”! Depois, com a felicidade estampada no rosto, houve uma confraternização geral com todos os presentes.

Aliança de Amor é imitar a Cristo, amando e confiando em saber que temos uma Mãe que nos protege e a qual guia a nossa vida com toda a perfeição, a todo instante. Obrigado a todos que participaram e também aos que rezaram nessa intenção. Servus Mariae Nunquam Peribit, esse é o lema que devemos seguir sempre. Começar com uma Aliança o ano de 2013 (repleto de coisas maravilhosas, como a JMJ, o Ignis e outras) é um sinal muito forte da Divina Providência. Estamos unidos e fortes, esse ano promete muito empenho, dedicação e muitas contribuições ao Capital de Graças! Viva Cristo, Viva Maria, Viva Schoenstatt!

“Se Maria estiver ao nosso lado, se for conosco, continuaremos nosso caminho com toda a tranquilidade e segurança, mesmo que haja escuridão.” (PJK)

Por: Alex Souza

04 0105 08 09 12 34 43 83 87 92 95

+ fotos da Aliança!!

 

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.