Durante os dias 18 a 20 de abril, se reuniu na Casa do Jumas, no bairro do Jaraguá, a V Escola de Protagonistas do Regional Sudeste, para realizar a 1ª etapa do encontro, contando com membros de 7 cidades: Brasília, Caieiras, Campinas, Jaraguá (São Paulo), Poços de Caldas, São Bernardo do Campo e São Sebastião do Paraíso. A Escola de Protagonistas teve sua primeira edição em 2011 e costuma acontecer a cada dois anos, com membros diferentes, no intuito de formar e trabalhar o lado pessoal e protagonista dos integrantes da escola, projetando isso para a sociedade.

A escola foi também um período de retiro e reflexão por conta do tempo pascal, os membros da escola não podiam perder as celebrações que compõem o tríduo, portanto, durante o tempo da escola eles participaram das celebrações da semana santa junto à comunidade São Pedro, partilhando com eles o peso da cruz que carregavam e a alegria da ressureição nesse período tão importante da fé cristã.

Respondendo sobre como foi passar esse importante tempo como um protagonista e longe de casa, vendo que nesse tempo pascal muitas famílias costumam se reunir, Gabriel Zanetti, membro do Jumas de Poços de Caldas, disse:

“Passar esses dias longe de casa e da família para entregar ao Jumas e à Mãe de Deus, com toda certeza, valeu a pena! Foi uma experiência incrível, com vivências indescritíveis, repletas de reflexão e conhecimento.”

A sexta-feira foi dia dos protagonistas irem às ruas para participar do projeto “Ser tudo para todos”, coordenado por Romário Souza, ex-membro do Jumas Jaraguá. Eles partiram ao centro de São Paulo na parte da manhã para ter uma experiência com os moradores de rua. Primeiro, separados em trios, puderam ir ao encontro daqueles que tanto necessitam de atenção, podendo assim partilhar um pouco de experiências através de uma simples conversa e ver o peso da cruz que cada um carregava naquela manhã. Após esse primeiro contato, os meninos puderam contribuir também materialmente, dando alimento para quem se encontrava ali.

“Foi muito profunda a experiência que a gente teve de poder ir ao encontro desses irmãos, entender o que aconteceu com eles, o que levou eles a estar nessa situação e conhecer a história de cada um […] Por mais que tenha sido pouco o que fizemos no dia, no sentido de só levar uma refeição e conversar, coisa que para nós parecia ser algo simples, para eles eu senti que foi algo realmente especial. Gostaria que todos pudessem ter essa experiência por que realmente agrega muito, mas também dá uma consciência do pouco que a gente ainda faz e ajuda a entender as realidades que existem no mundo. Isso traz uma consciência de responsabilidade, para ser impulsionado a fazer mais, ajudar mais…”. Disse Felipe Galhardo, do Jumas Caieiras, sobre a experiência que teve com o projeto.

Ainda na sexta, foi dia de formação e dos meninos conhecerem mais sobre a história do movimento de Schoenstatt, mas também de refletir sobre os diversos âmbitos de suas vidas em um momento de conversa com o Pe. Ailton, assessor do JUMAS Sudeste.

O sábado, último dia de encontro dessa 1ª etapa da escola de protagonistas, foi dia de formação. Além das formações conduzidos pelo seminarista Maike Andrade, os participantes da escola puderam refletir e entender o que a sociedade, a igreja, o Jumas e o movimento de Schoenstatt precisam hoje em dia. Eles se separaram em quatro grupos para tratar sobre esses temas, ficando cada grupo responsável por um deles. Depois de discutirem em grupo, foi hora de apresentarem o que refletiram e partilhar com os demais ali presentes.

Depois de correr todo o dia, todos se aprontaram e partiram para a Missa do Fogo, na comunidade São Pedro. Ao final de uma bela celebração, voltaram para a Casa do Jumas para finalizar o encontro. Para fechar, partilharam de uma deliciosa janta e um animado final de noite, com muita descontração, risadas, e alegria por um proveitoso encontro realizado.

Agora, a V Escola de Protagonistas volta a se reunir no mês de outubro, para a 2ª etapa do encontro, dando continuidade ao que viveram durante essa semana santa.

Por Lucas Moraes

Sobre o Autor

Desenvolvedor Web