Entre os dias 2 e 7 de Julho de 2012, foi realizado na Ilha de Itamaracá-PE, mais um retiro anual dos Acólitos do Santuário de Olinda e Recife. Mas o que isso tem haver com o Jumas Olinda? – Tudo!

Aqui na cidade de Olinda, onde o Jumas está presente, 95% dos acólitos são do Jumas, sejam Pioneiros, Aliados ou Apóstolos. Juntos fazem apostolado servindo ao Altar, como coroinhas. Uma vez por ano realizam um retiro/lazer com várias atividades para que o grupo possa crescer na espiritualidade e integrar-se mais. Assim como no JUMAS, também no Grupo dos acólitos do Santuário temos ideal e nome. Queremos ser “ Servos de Maria, Guerreiros do Altar” e nosso nome é “Guerreiros do Altar”.

O retiro dos coroinhas teve início no Santuário de Olinda/Recife com uma gincana em que os garotos, adolescentes e jovens tinham que procurar ao redor do Santuário três elementos que formam o símbolo do grupo: as espadas, o Santuário e as alianças. Em seguida, ao acharem, reuniram-se e foi apresentado ao grupo qual seria o tema deste ano: conquistar os elementos do símbolo do grupo.

Chegando ao local do retiro, todos foram divididos em três grupos, nomeados conforme os símbolos. Cada grupo sugeriu então ideias práticas, como Capital de Graças para a conquista do símbolo dos acólitos. Um dos jovens teve também a ideia e fez uma ânfora artesanal, feita com caixa de leite para depositarem o Capital de Graças. Também através de um desenho do símbolo todos iam preenchendo com cores e assim expressando a conquista do símbolo.

A temática explorou o ideal dos acólitos e foi desenvolvida, pelas manhãs pelos líderes dos acólitos. Pe. Zé Fernando, assessor do Jumas e reitor do Santuário  complementava. Às tardes e às noites, os garotos contavam com os momentos de lazer: jogos cooperativos, banho de piscina, mar, filmes e partidas de futebol na praia. À tardinha celebrávamos a missa. As refeições foram preparadas por ex-acólitos.

No penúltimo dia os jovens reuniram-se para avaliação e conclusão temática. Aí puderam dizer com clareza o que significa ser “Servos de Maria, Guerreiros do Altar”: dizer como ela, SIM a Deus, armados da palavra de Deus, como São Paulo, e assim servir a Cristo, simbolizado no Altar. O Grupo decidiu, em vista da experiência positiva de conquista pelo Capital de Graças, continuar neste espírito em suas reuniões mensais. Após esse momento foram guiados para a varanda da casa, individualmente, onde então podiam ver que o símbolo por eles conquistado tinha-se transformado na bandeira do Grupo, um sonho de anos e que agora estava ali diante de seus olhos. A felicidade foi geral e depois dos aplausos e como forma de gratidão por todos os dias vividos ali fomos rezar o terço na praia, com a nossa nova bandeira.

Assim foi nosso retiro/lazer 2012 e esse é o Jumas Olinda fazendo apostolado junto ao Santuário da Nova Evangelização, como “SERVOS DE MARIA, GUERREIROS DO ALTAR”.

Por Jadson Abreu

Jornalista do Jumas Olinda