Na noite de 25/08, o Jumas Curitiba realizou uma vivência no Santuário Tabor Magnificat para os jovens da Capela São Francisco de Assis, aos quais estavam realizando o seu retiro da Crisma. O evento teve início por volta das 19h30 com a chegada destes no local. A recepção foi feita com algumas músicas animadas, brincadeiras para descontrair e também uma boa conversa, tudo isso para fortalecer a vinculação com todos. Às 21h foi servido o jantar e após isto deu-se início a um momento de formação, conduzido por Mauricio Zaninetti, cujo objetivo foi mostrar a estes adolescentes (através de dinâmicas práticas e alguns embasamentos teóricos) a questão de sabermos utilizar os nossos valores, usando a postura de “homens novos”, assim como Jesus Cristo o foi. Também sendo fundamental cada um “ter peito para carregar Jesus” em suas vidas, procurando buscar a santidade com valores dignos de um cristão. Em seguida, todos ouviram uma música e deveriam adivinhar de qual filme era (Rocky 3), então foi feita uma pequena “comparação” de Rocky Balboa com Jesus, principalmente na questão de como cada um deles buscava vencer suas adversidades, medos e objetivos. Foi apresentado um vídeo, com alguns trechos do filme “Gladiador” e então após foi dado início à vivência.

Ao som de um rock, começou um período de trevas, onde o foco da vivência era mostrar o “lado negro”, evidenciando o que representa o homem velho. Todos colocaram as vendas (que haviam recebido) e, em fila, foram sendo conduzidos ao “mundo da escuridão”. Pelo caminho ouvia-se muito barulho, forças do mal querendo assustar os jovens, bombas estourando, gritos e demais situações que provocassem medo em ambos. Depois de toda essa parte, todos se concentraram em frente ao Santuário e, cada um por vez, foi conduzido a entrar e ter o seu momento no altar com o Santíssimo, que estava ali para abençoar mais ainda a vida dos jovens! Aos poucos, estes foram se ajoelhando e adorando a Jesus, portanto, a calma e a tranquilidade começavam a se estabelecer no local. Cantou-se músicas próprias para esse momento e algumas palavras de motivação e força na caminhada de fé, às quais foram proferidas pela Irmã Jacinta. Também, já ao final, foi feito um comentário geral da sensação de vivenciar esses momentos de medo e a evidência de que Jesus é o caminho para se chegar ao homem novo e aquele cujo fortalece nossas vidas, com todo o amor e alegria. Cantamos a consagração à MTA e encerramos o encontro com esses jovens, já pensando literalmente no propósito de ter “plantado a semente” para que, com a graça da Divina Providência, possam sair novos grupos do JUMAS e também da JUFEM para os nossos ramos.

Antes de irmos embora, tivemos nosso momento de vinculação como Jumas no Santuário, entregando e agradecendo a Deus e à nossa querida Mãe todos os nossos esforços realizados até agora, assim como aquilo que virá ainda, como os próximos objetivos e também o Fórum Nacional. Consagramo-nos novamente e voltamos para nossos lares, cada vez mais cientes de que devemos ser humildes e guerreiros para vencer todas as barreiras adiante e honrar o ideal proposto no início deste ano: “Vinculados pelo Fogo da Missão, protagonistas da Aliança!”. Falta pouco agora, unidos faremos a diferença e mostraremos cada vez mais a intensidade desta força, a nível JUMAS BRASIL! Rumo ao Fórum Nacional! MPHC!

“Se Maria estiver ao nosso lado, se for conosco, continuaremos nosso caminho com toda a tranqüilidade e segurança, mesmo que haja escuridão”. (Padre José Kentenich)

 

Por: Alex Souza

               

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.