No dia 30 de setembro de 2018 chegava em Maringá/PR a tocha da Fackellauf. Após três dias de corrida entre Londrina e Maringá, cerca de 60 meninos da Juventude Masculina de Schoenstatt carregaram o fogo que acendeu a Pira de José Engling, a primeira conquista do Futuro Santuário Filial de Maringá.

A ideia para a conquista da Pira de Engling não veio por acaso, hoje tem-se a certeza que pela vontade da Mãe de Deus, através da Divina Providência, que semeou-se esse desejo no coração do JUMAS Maringá. Porém a conquista da Pira não foi somente do ramo de Maringá; a Mãe quis envolver todos os ramos do Movimento para essa tarefa. E como se já estivesse planejado há muito tempo, a conquista conciliou com o Centenário da morte de José Engling, o ano do Pai e Fundador e os 20 anos de fundação do JUMAS Maringá, motivações que impulsionaram a conquista.

Para o JUMAS Maringá, antes mesmo que fosse do nosso conhecimento o Centenário de Engling e os 20 anos do JUMAS, a ideia de se conquistar uma Pira já era algo que gerava vida no ramo. Mas como poderiam fazer a conquista antes mesmo de se ter o Santuário na cidade? Onde comprar uma Pira? Como arrecadar o dinheiro? Essas foram as perguntas que não saiam da nossa cabeça, e mesmo sem a resposta, mantivemos confiantes e empolgados como nunca. O tempo foi passando e providencialmente a Mãe de Deus foi respondendo a cada questionamento e impulsionando mais pessoas, mais ramos e mais cidades para a conquista da Pira de Maringá. 

Sabiamente Deus utiliza de santas loucuras para salvar o mundo e levando no coração a frase de Mário Hiriart “Planejar como loucos e confiar como santos”, a Juventude de Maringá organizou dois grandes eventos simultâneos para marcar essa conquista: a Fackellauf Corrida e a Fackellauf Missão. Esta foi a forma que a Mãe de Deus encontrou para atrair os corações juvenis à conquista de mais um Santuário Filial no Brasil. 

Um ano após a Conquista da Pira de Engling, a data nos serve para questionarmos quais correntes de vida foram geradas nesse tempo. E como resposta, é com grande alegria que pode-se dizer que o Fogo continua aceso na Família de Schoenstatt de Maringá! 

Mariane Teles, integrante da JUFEM Maringá, compartilha desse sentimento: “A Conquista da Pira de Engling para a Família de Schoenstatt de Maringá significou impulsionamento. Ter todos os ramos rezando e conquistando juntos um elemento do nosso Futuro Santuário mostrou a força e dedicação que tivemos nesse período. A missa do 30 de setembro de 2018 foi linda, com toda a juventude vibrando com a pira que se acendia pela primeira em vez em Maringá. Nem a chuva que caiu o dia inteiro impediu a exuberância do momento.

Ter a Pira atualmente ao lado de nossa ermida, lembra a nós diariamente dos capitais de graças que precisamos entregar para a Mãe de Deus se estabelecer definitivamente naquele local.”

Não estagnamos na conquista da Pira! Hoje temos mais cinco elementos sendo conquistados em Maringá: o quadro da Mãe e Rainha, a estátua de São José, o portal de entrada do santuário, o Tabernáculo, e o símbolo do Olho do Pai. Cada conquista sendo encabeçada por um ramo da Família.

Sabemos que o Santuário de Maringá será o primeiro do Brasil sob a responsabilidade do Instituto de Famílias de Schoenstatt e por ser um santuário ligado a família, ele já possui uma desafiadora missão! E não há família sem a Juventude e essa teve e tem um papel importante na conquista. 

Em breve, Maringá recebe líderes do JUMAS de todas as cidades do Brasil no XI Fórum Nacional, com a certeza de que a Mãe de Deus trará mais pessoas para se vincularem ao Futuro Santuário. Vamos em unidade rezar a Oração Oficial pela Conquista do Santuário de Schoenstatt de Maringá:

JUMAS Maringá

Sobre o Autor