A JUFEM hoje está em festa! Há 80 anos, no dia da Assunção de Maria, foi oficializada a criação da Juventude Feminina de Schoenstatt na Alemanha. Jovens do mundo inteiro aproveitaram o fim de semana para comemorar em seus grupos e dioceses o aniversário do ramo. Mas este jubileu tem uma novidade: as redes sociais Twitter e Facebook estão agitadas desde ontem com a movimentação das “gurias”. A partir das 18h de hoje, principalmente, as tags #Jufem80anos #JF80años e #Schoenstatt vão ser usadas para o compartilhamento de fotos, vídeos e mensagens do Fundador no Twitter. No Facebook, as fotos de nossos grupos e eventos são a principal ferramenta para mostrarmos a cara da Juventude Feminina brasileira e também latina e mundial.

Hoje é o dia de prestarmos uma homenagem às jovens, que decidiram, no dia 15 de agosto de 1931, serem, elas mesmas, a geração fundadora da JUFEM. O grupo de meninas já se reunia há pelo menos cinco anos, junto às mulheres da Liga e da União Feminina em Schoenstatt. Mas nesse dia, enquanto conversavam, elas se deram por conta de que em algum momento da história deveria haver um grupo que fosse o fundador das Jugendmädchen (Juventude Feminina) para que as outras gerações pudessem se espelhar nas pioneiras, assim como todo o movimento admira e tenta imitar os congregados heróis.

_ Por que não sermos nós essa geração fundadora? _ alguém perguntou.
_ Sim, mas quando vamos fundar o novo ramo? Semana que vem? _ responderam outras.
_ Não, é muito tarde. Que tal amanhã?
_ Ainda é tarde. Hoje é o dia perfeito!

A partir daí, o ramo cresceu e se espalhou. Diferentes coroas e bandeiras estão entre os símbolos que os grupos e cidades elegeram e conquistaram. Mas uma coroa, em especial, mexe com o coração de qualquer menina da JUFEM ao redor do mundo: a coroa RTA _ Regina Ter Admirabilis _ presenteada à JUFEM de Muenster pelo Fundador e perdida enquanto peregrinava pelo mundo. Mesmo perdida, a coroa nos ajudou a conhecermos o ideal da JUFEM no mundo inteiro: Somos tua coroa viva!

O JUMAS também está convidado a participar conosco das manifestações no Twitter e no Facebook. A partir desta estreia, podemos, no futuro, usar as redes sociais em outras datas, como o 18 de outubro.

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.