Os dias 12 e 13 de Dezembro foram um momento da Juventude Masculina de Schoenstatt do Jaraguá realizar seu anual acampamento de ramo, que dessa vez também foi o encerramento das atividades do ano.

Em um ano tão carregado, não poderia faltar mais uma vez o desafio de como realizar novamente uma atividade presencial, sem deixar de fazer um encontro tão típico e marcante, principalmente pela definição de uma nova liderança de ramo. O acampamento foi realizado de forma simples e sucinta, mas com pontos importantes.

No sábado (12), pela parte da manhã, os rapazes se reuniram no Santuário Sião, tendo como primeira atividade a premiação do Capital de Graças do ano, onde foram rezadas incríveis 21.570 Ave-Marias. Foram dois prêmios: para o que mais rezou que ficou com Leonardo (5.300 ave-marias) e em grupo, que ficou para os antigos Guardiões (5.390 ave-marias). Após, aconteceu uma formação com o diácono Rafael Mota sobre o Beato Carlo Acutis.

No domingo (13), ao final da tarde, se reuniram novamente para uma vivência preparada pela espiritualidade e guiada pelo conselho de ramo. Foi seguida da votação para líder de ramo, onde foram apresentados os nomes dos concorrentes e cada menino entregou seu voto de forma secreta.

Em seguida, aconteceu a missa que encerrou o encontro, presidida pelo assessor Pe. Gustavo Hanna e com a presença do seminarista Maike Andrade. Ao fim da celebração foram muitos os momentos de agradecimentos e dois outros grandes momentos. O primeiro deles o anúncio do novo nome do grupo que até então era conhecido como “Guardiões do Santuário” e agora são os “Pentecostes”. Eles também apresentaram a sua bandeira, uma conquista que retoma, depois de um longo tempo, uma antiga tradição do Jumas Jaraguá. O segundo momento foi o anúncio do novo e 24° líder de ramo, Lucas Moraes, que recebeu a bandeira do Jumas e os símbolos de liderança.

O líder dos pioneiros foi anunciado na missa do dia 18, marcada também pelo encerramento de ano da Família de Sch. do Jaraguá. O 10° líder da Unidade é Gustavo Vitalino.

E por último, no dia 20 de Dezembro, na missa de encerramento do E-Encontro Nacional do Jumas Brasil, foi anunciado os nomes dos três candidatos a postulantes dos Padres de Schoenstatt, incluindo dois membros da Juventude do Jaraguá, sendo eles Matheus Silva e Davi Vilarinho. O terceiro nome, pertence ao regional Paraná, Fernando Henrique de Ibiporã.

Um ano complicado, em diferentes sentidos, mas marcado por grandes acontecimentos, sempre com o olhar adiante em busca da conquista de novos tempos.

Texto: Leonardo Leite – Jumas Jaraguá.

Sobre o Autor