Entre os dias 15 e 17 de novembro de 2019 se reúnem em Maringá os representantes de todos os ramos do Jumas Brasil para refletir, discutir e deliberar sobre ações para o futuro da juventude.

O dia 15 se iniciou com uma dinâmica de apresentação seguindo o Capital de Graças dos 10 anos do Ideal Nacional, cada membro teve que acender um fósforo e teve que se apresentar. Após esse momento os assessores do Regional Sudeste motivaram a coleta das vozes do tempo com uma dinâmica onde os líderes tiveram que responder à pergunta: “quais os acontecimentos que tem marcado a sociedade e a Igreja”.

Em seguida o Jumas teve seu primeiro trabalho em grupo conversando sobre as fraquezas e forças de cada ramo, esse momento contribuiu para que os líderes pudessem pegar pontos positivos de outras cidades que podem auxiliar no crescimento da sua juventude. E então, iniciando os trabalhos do Fórum, cada jovem presente escolheu um tema para contribuir.

As opções eram:

  • Como o JUMAS pode aproveitar os meios digitais para se vincular e viver mais o ideal;
  • Como tornar o JUMAS mais atraente para seus membros;
  • Atuação do JUMAS na Paróquias;
  • Como deve ser a atuação do JUMAS na família de Schoenstatt;
  • Como tornar o JUMAS mais atraente para as pessoas de fora;
  • Como o JUMAS vive seu Ideal Nacional;

Após esta votação, aconteceu a missa de abertura do encontro. Ao final da missa foram divididos os grupos e os jovens fizeram a primeira coleta de ideia a respeito de cada tema, trazendo pontos para iniciar a discussão.

Após um momento de partilha e descontração – Momento Jumas – o dia encerrou com uma vivência conduzida pelo Regional Sudeste sobre os elementos do Ideal Nacional.

Sobre o Autor