Qual é a voz de Deus para o JUMAS Brasil?

A fim de responder essa pergunta e definir ações para os próximos anos, foi realizado o V Fórum Nacional do JUMAS em Confins- MG. Para escutar melhor a voz de Deus foram abordados os temas da Geração Missionária, Encontro Mundial do JUMAS e Jornada Mundial da Juventude em 2013. O trabalho com os pioneiros, a vida dos grupos após a Aliança de Amor, os projetos sociais e a presença nas universidades conseguiram espaços para serem discutidos no evento.

Os próximos anos serão um momento único para o JUMAS. Os olhos da Igreja estão voltados para o jovem e para o Brasil. Entretanto foi feito uma importante observação, de que o JUMAS não pode viver apenas de eventos deixando de lado a vida dos grupos, será preciso encontrar o equilíbrio para conseguir viver intensamente esse período sem perder alguns pontos schoenstattianos fundamentais.

Dentro das principais decisões tomadas no Fórum, as mais importantes foram a realização de um Fórum Nacional no próximo ano sediado no regional Paraná e a decisão de assumir o Encontro Mundial da Juventude Masculina de Schoenstatt no Rio de Janeiro em 2013.

Tupãrenda

Uma revelação marcou o primeiro dia de Fórum. Para a surpresa de alguns e aos gritos de “eu já sabia” por outros, foi confirmada na primeira missa realizada no Santuário Tabor da Liberdade, em Confins-MG, a vocação de Gabriel Felipe Oberle como postulante dos Padres de Schoenstatt.

Novos Secretários

Foram definidos os responsáveis para Secretaria Nacional e para as Secretarias Regionais. Otávio Cezarini (Ibiporã) e Giovanni Lovato (Santa Maria) foram escolhidos Secretário Nacional e vice, respectivamente. Rodolfo Carvalho (Iboporã) é o novo secretário do regional Paraná, Bruno Mamede (Jaraguá) foi escolhido pelo Sudeste e Guilherme Busanello (Frederico Westphalen) pelo Sul.

Símbolos Nacionais

Como já é praxe foi realizada a troca dos símbolos nacionais. O Sudeste receberá o Cálice que estava no Nordeste, o regional por sua vez receberá a Coroa, até então no Paraná.  Para lá vai a Patena entregue pelo Sul, que será o destino da Peregrina Heróica, anteriormente no Sudeste.

 

Paulo Zambolin – Londrina

 

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.