A frase “Juventude é ardor, Juventude é fogo”, de autoria de nosso Pai Fundador, exprime de maneira especial o que foram as Missões na cidade de Curiúva, localizada no interior do Paraná.

Impulsionada pela espiritualidade ao redor do tema “fogo”, cerca de 90 jovens foram enviados no dia 9 de janeiro do Santuário Esmagadora da Serpente, em Londrina, prontos para serem uma Boa Nova à população de Curiúva, transmitindo o amor de Deus e levando Maria a cada casa.

Após 5 anos com um trabalho missionário, a Juventude Masculina de Schoenstatt apresentou a todos uma nova geração missionária. Coordenados ainda pelo assessor Pe. Alexandre Awi, boa parte da Comissão Central assumia cargos pela primeira vez. Uma novidade para a própria juventude e uma boa surpresa ao ver a mesma motivação e a qualidade dos jovens.

Como de costume, além das visitas às casas, outras atividades foram desempenhadas, como as missas da semana (sempre com uma temática específica) e as atividades com jovens, adultos e crianças. Para o missionário Felipe Alcântara, que coordenou os trabalhos com as crianças, “a missão foi algo maravilhoso. Se fosse para resumir em apenas uma palavra, essa palavra seria ‘única’. Senti-me pai por 7 dias tendo perto de mim crianças que considero anjos enviados por Deus e nossa MTA”.

Ainda dentro da proposta missionária, a Noite Missionária e a Noite Jovem foram realizadas, a primeira no intuito de integrar todos os missionários e a segunda com a intenção de integrar missionários e missionados em uma festa aberta a toda comunidade.

As missões vêm demonstrando a cada ano o porquê são o carro-chefe das atividades do Jumas. Ano após ano, jovens de todo o país experimentam esta vivência e passam este espírito para dentro de sua juventude, levando novos rapazes a experimentar uma semana diferente (este ano, além dos paranaenses, jovens do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará estiveram presentes).

A semana missionária é um tempo onde os jovens podem viver uma vida mais próxima a Cristo na medida em que levam Cristo às pessoas, encontram Cristo em cada rosto e o recebem em cada missa.

Por: Otávio Cezarini

Jumas Ibiporã

 

 

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.