Como viveremos nosso ideal nos próximos anos? Essa pergunta esteve presente a cada tema votado no IV Fórum Nacional do JUMAS, realizado entre os dias 13 e 15 de novembro no Itaara, Rio Grande do Sul, junto ao único Santuário da Coluna Masculina na América Latina, sendo assim o Santuário do JUMAS, o Puer et Pater.

Temas práticos, como se publicaremos ou não o livro Viver e Morrer por uma Missão (o resultado foi sim), ou ligados diretamente a nossa vida de schoenstatteano, como se colocaremos em prática a Cruzada 2014 (o tema mais debatido e que, após a simples frase do Lucas de Caieiras “a gente já sabe que a resposta é sim, vamos votar”, foi também o sim mais aplaudido)

Todo o trabalho teve um sentido muito especial por estarmos tão próximos ao Santuário Puer et Pater, a base de nossa coluna masculina.  Ali vimos o exemplo de Paulo Tocheto, que entregou sua vida pelo Santuário e, assim, pudemos parar e pensar até que ponto entregamos no vida pelo JUMAS. Na tarde do domingo participamos da Santa Missa a sombra do Santuário, em comemoração aos seus 25 anos.

Ao final da noite do domingo os aplausos foram para os novos secretários regionais. No Regional Sudeste Rodrigo Biasini, de Atibaia, passa o cargo para o Tadeu, de Caieiras, no Regional Paraná Felipe Alcântara, de Cornélio, recebeu a função que era de Henrique, de Itambaracá , e no Regional Sul o Giovanni de Santa Maria continua no cargo. Nacionalmente tudo continua como neste ano, Davi como Secretário Nacional e Otávio como vice.

Encerrando o encontro, já na segunda (feriado) nos dirigimos até Santa Maria e nos repartimos em dois grupos: um visitou a casa-museu João Luiz Pozzobom, seu túmulo e o caminho da morte do servo de Deus; o outro participou de uma oficina sobre Paulo Tochedo realizada por um dos integrantes do JUMAS na época que Paulo foi morto. Completando com uma missa no Santuário Tabor, de Santa Maria, e um almoço no centro Mariano.

No próximo ano o Fórum acontecerá no Regional Sudeste, mas isso e muitas outras decisões, que serão colocadas em prática ao decorrer dos próximos anos, são assuntos para outras notícias. Continuemos assim: vivendo nosso ideal como legítimos integrantes do JUMAS Brasil.

Sobre o Autor

Juventude Masculina de Schoenstatt.