O Padre Kentenich compreendia que: para seguir com seu programa educativo, era importante dar aos alunos um campo de ação, pois encontrariam uma expansão nos seus desejos de grandeza e heroísmo. Percebeu, então, no grupo de seminaristas, um lugar fundamental para o homem formar sua personalidade.
Seguindo esses pensamentos, propôs a fundação de uma Congregação Mariana, porém seus superiores discordaram prontamente desta ideia. Diziam que os alunos deviam arder pelas idéias missionárias, pois correspondia melhor ao caráter do seminário, foi assim que surgiu então, o Grêmio Missionário, no natal de 1912.
O Grêmio, buscou melhorar a conduta dos alunos, e isso mudou aquele ambiente revolucionário que pairava. Passaram a respeitar a necessidade das autoridades e do regulamento, entenderam que de forma livre, deviam sujeitar-se, por amor a Deus e à própria formação. Entretanto, nem tudo foram flores, vieram também as objeções de todos os lados, principalmente pela formação de elites. Mas mesmo assim, o Grêmio ia superando os adversários e dificuldades.
Apesar da parcial aceitação do Grêmio, o Padre Kentenich não descansou, via a necessidade do sobrenatural, da vida interior mais profunda para transformar a juventude, e via o melhor caminho na devoção à Maria. Assim foi aos poucos comunicando do seu propósito de fundar a Congregação Mariana àqueles de mais confiança, e no início de 1914, insinuou a troca do Grêmio Missionário pela Congregação, pois o fim principal do Grêmio, a formação do homem novo, necessitava da intervenção da Mãe de Deus.
Aqueles que suspiravam uma melhor vida interior aceitaram bem a idéia, porém muitos tinham grande afeição ao Grêmio, esses não aceitaram tal idéia. Além dos alunos, surgiram também muitos professores que eram contrários, pois consideravam que isso despertaria idéias nos alunos que seriam contrárias ao regulamento.
Foi necessário que o Padre Kentenich esclarecesse muitas coisas para o Conselho Provincial aprovar a fundação.
Então, com o passar do tempo, e maior aceitação, no dia 19/04/1914 era fundada a Congregação Mariana, de início, com 28 membros. Passo esse, que foi muito importante para o futuro Movimento de Schoenstatt.

Sobre o Autor