Testemunho do Mário de Caieiras

Buscando formar novos dirigentes para atuarem em suas cidades como líderes de grupos de pioneiros ou aliados, a Escola de Dirigentes soube mesclar teoria, prática, vivências e experiências de todos os participantes. Além disso, a personalidade de cada um que colaborou com o encontrou foi essencial para tornar esta Escola única.
Do ponto de vista teórico, a Escola fez com que os participantes entendessem melhor alguns pontos da espiritualidade schoenstattiana, o lado psicológico dos futuros dirigidos, os meios ascéticos – muito importantes para a vida de qualquer dirigente – e o material que será utilizado nas reuniões. Acredito que estes quatro momentos de formação transmitiram informações essenciais para os futuros dirigentes, principalmente se considerarmos a formação que abordou o lado psicológico das crianças e adolescentes, pois forneceu para os dirigentes um repertório maior para entender nossos dirigidos e como lidar com alguns problemas. O lado prático do encontro foi bastante produtivo também. A atividade pela qual passamos de montar cronogramas de possíveis encontros, pensar em CG e pensar em toda logística que envolve a preparação de um encontro voltado para aliados ou pioneiros, simulou como seria a preparação de um encontro e acredito que é uma experiência bastante válida, pois assim pudemos nos exercitar diante de problemas e situações pelas quais certamente passaremos.
Outro ponto importantíssimo da Escola é a personalidade das pessoas e a troca de experiências que ocorre. O testemunho do Diego, expondo seu ponto vista sobre como ser um dirigente me ajudou bastante a pensar como posso aplicar pontos que aprendi com ele a minha realidade.

Testemunho do Gabriel Ghelardi de Campinas

A escola de dirigentes do Sub Regional Sudeste aconteceu no primeiro final de semana de março. Estávamos em aproximadamente 15 meninos entre 14 e 28 anos, tivemos a presença especial de 2 integrantes do Rio de Janeiro que estavam lá para aprender e dar início ao jumas RJ. Durante a escola, tivemos diversas palestras onde abordamos temas desde a cosmovisão de Schoensttat até a psicologia da criança e do adolescente.
No sábado, iniciamos a manhã com uma conversa com o Pe. Afonso, nosso assessor sobre o papel do dirigente dentro do JUMAS e também dentro da comunidade, logo após, discutimos também quais são as principais características necessárias para ser um bom dirigente. Depois de 1h de conversa, Pe. Afonso deu início a formação da Cosmovisão de Schoensttat, na qual nos foi apresentado os principais métodos e objetivos do Pai Fundador.
Após um simples almoço, retomamos as atividades com uma palestra sobre a “Orientação Psicológica para a Educação de Crianças e Adolescentes” com um ex-jumas chamado Vagner, que nos deu uma maior noção da responsabilidade e do papel do dirigente dentro de um grupo além de nos ensinar como lidar com os pioneiros e aliados.
Um pouco mais tarde, Pe. Gustavo assessor do Jumas Jaraguá nos deu mais uma visão sobre temas mais filosóficos como: o que é um líder?; qual é o tipo de líder que um dirigente precisa ser?; Além dessas questões nos aprofundou mais em como um dirigente deve viver no dia-a-dia. Mais tarde tivemos a missa das 19h, e logo após uma vivência a noite que terminou com uma adoração completando assim o dia junto com Cristo.
Domingo de manhã, mais algumas palestras explicando agora sobre os materiais utilizados na formação dos grupos com os mais velhos e Jumas de longa data. Logo após o almoço, algumas palavras de encerramento e a entrega dos “diplomas” para os formandos.
Com certeza a Escola cumpriu seu objetivo de transmitir toda as informações necessárias para a formação de bons dirigentes, os quais estarão agora com uma grande responsabilidade de cuidar e guiar os novos integrantes na Família de Schoenstatt, o futuro agora está nas mãos desses jovens!

Testemunho do Vinícius do RJ

Pra nós do Rio de Janeiro participar deste momento de formação na escola de dirigentes foi edificante, educativo e precioso.
Precioso no sentido de que estaremos fundando a Juventude Masculina de Schoenstatt no Rio de Janeiro e que será uma oportunidade de crescimento humano e espiritual para os meninos da cidade maravilhosa.
Queremos assim estabelecer o JUMAS, um ramos do movimento de Schoenstatt voltado especialmente para os rapazes cariocas e fluminenses para se tornarem homens novos para uma nova terra mariana.

Sobre o Autor

Desenvolvedor Web